Ícone do site Norte Notícia

Secretário de Saúde do ES anuncia ampliação de leitos e prevê mudança na classificação dos municípios

O Espírito Santo vai ampliar a quantidade de leitos na rede pública estadual. Serão mais 120 leitos no total, sendo 60 de enfermaria e 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A informação foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento nesta quarta-feira (4).

“Nós estamos autorizando e projetando até o dia 15 deste mês organizar a ampliação de 60 leitos de isolamento de UTI e 60 leitos de isolamento de enfermaria”, disse.

Nésio explicou que as internações no Estado estão sendo pressionadas por quatro principais causas, e que um aumento da demanda por leitos nas últimas duas semanas levou à decisão.

“Há no Estado uma quádrupla carga de doenças coexistindo na rede assistencial, tanto na pública quanto na privada: temos a coexistência das doenças infecciosas, virais, metabólicas; as causas externas; a pandemia; e as condições crônicas, como a diabetes e a hipertensão, que também pressionam o sistema de saúde”, explicou.

“Neste momento, com o aumento das outras doenças infectocontagiosas e o aumento da incidência de pacientes com Covid, nós estamos tendo que ajustar a oferta da quantidade de leitos de isolamento para adequado manejo dos pacientes com suspeita de Covid -19, de maneira que, nos próximos dias, teremos aumento da oferta de leitos para atender pacientes suspeitos de doenças respiratórias”, disse.

Mapa de Risco

O secretário adiantou que, nos próximos dias, o Mapa de Risco que define a transmissão do coronavírus no Estado deve sofrer mudanças. Na atualização, mais municípios capixabas devem entrar para a lista do risco moderado da Covid-19.

“É possível que, com a modificação no Mapa de Risco, nas próximas semanas muitos municípios capixabas possam voltar ao risco moderado. Por isso, novas medidas deverão ser tomadas. Sabemos que essas medidas, que restringem atividades econômicas e sociais, fazem com que as demandas aos serviços de saúde sejam reduzidas”, apontou Nésio.

No Mapa de Risco mais recente, divulgado na sexta-feira (30) e válido até domingo (8), Ecoporanga, no Noroeste, continua sendo o único município classificado como em risco moderado para a transmissão do coronavírus.

Todos os outros 77 municípios capixabas foram classificados no risco baixo da doença.

Vacina

Sobre a vacinação contra a Covid-19, o secretário adiantou que a imunização só deve ser feita no Espírito Santo em 2021. E a previsão é para a partir de abril. A expectativa do secretário é de que, a partir de julho, a maior parte dos capixabas já esteja vacinada.

“Entendemos que a expectativa da imunização deverá se manter para o segundo trimestre de 2021. Para o segundo semestre, teremos grande parte da população vacinada. Até lá, será necessário conviver com a pandemia e aderir às medidas capazes de reprimir e romper a cadeia de transmissão, como o uso de máscara, o distanciamento social e a lavagem constante das mãos”.

FONTE G1ES

ANÚNCIO
Sair da versão mobile