A secretaria municipal de Meio Ambiente foi acionada na última sexta-feira (17), para recolher um tatu-galinha na Praça 22 de Agosto, Centro de Linhares. O animal foi capturado por servidores da Prefeitura que trabalhavam na manutenção da Praça.
Como não apresentava nenhum ferimento, o animal foi levado para Flona de Goytacazes, onde foi solto.
“É comum neste período do ano, mais próximo do inverno, animais silvestres como o tatu, aparecerem nas zonas urbanas, uma vez que a sede do município possui muitas lagoas e propriedades rurais no entorno, o que facilita a aproximação dos animais”, explica Jamara Silva, diretora de Fiscalização Ambiental da Prefeitura.
O Departamento de Fiscalização Ambiental da Prefeitura faz um trabalho especializado e adota um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o chamado a equipe fiscal recolhe o animal silvestre e faz uma análise das suas condições físicas. Caso necessite de algum cuidado, o animal é encaminhado para reabilitação no Projeto Cereias, em Aracruz, quando não apresenta nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.