A partir desta terça-feira, 1º de agosto, o estacionamento rotativo em Linhares passará oficialmente a realizar cobranças para os motoristas e motociclistas que desejam estacionar no centro da cidade, na chamada “Zona Azul”.
Alguns questionamentos e inquietações ainda são levantadas pelos moradores, principalmente por aqueles que necessitam estacionar diariamente no centro da cidade. Para utilizar o sistema, os motoristas deverão baixar o aplicativo “Estar Digital Linhares”, que está disponível na loja de aplicativos dos celulares que possuem o sistema operacional iOS e Android, e por lá, os motoristas e motociclistas deverão adquirir os créditos para poder estacionar. No entanto, essa modernização não agrada a todos, uma vez que nem todos os cidadãos têm acesso ou familiaridade com a tecnologia, e a dependência do aplicativo pode deixar alguns motoristas em situações desconfortáveis.
A segunda opção dada pela prefeitura para que os usuários adquiram créditos é por meio de 12 pontos de venda, onde os cidadãos poderão adquirir créditos em dinheiro. De acordo com a prefeitura, essa opção visa atender às preferências daqueles que optam pelo pagamento em espécie. Os 12 pontos físicos de venda são: Flixtel Celular, Hotel Guaratur, Padaria Diniz, Gringas, Supermercados Martins, Top Center, P.S. Dos Micros, Lanchonete Cana Caiana, De Tudo Celular, Menelli Tintas, Supermercados Grassi, Pint Cores.
O sistema rotativo funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, e os motoristas terão um limite máximo de 3 horas de permanência na vaga. A fiscalização será feita por um veículo com câmeras acopladas, que transitará em todo o tempo de funcionamento do rotativo, pelas ruas que compreendem a “Zona Azul”, além de agentes de trânsito do município.
Os motoristas e motociclistas que se evadirem do pagamento ou não cumprirem com as regras de funcionamento do rotativo, poderão sofrer consequências. A prefeitura informou que caso os condutores sejam flagrados pelas equipes de fiscalização, será necessário pagar uma taxa administrativa no valor de R$20,00 em até cinco dias, e se a situação não for regularizada, o não cumprimento das regras se tornará uma infração de trânsito, sujeita a multa de R$195,23 e cinco pontos na carteira.
Isenção de taxa somente para moradores do Centro
Na “Zona Azul” do rotativo, idosos e deficientes físicos, que antes possuíam vagas exclusivas e eram isentos, terão que pagar. A isenção de taxa é somente para moradores do centro, e tal medida pode parecer positiva, mas ainda levanta questões sobre como será realizada a comprovação e validação dos beneficiados, e se o processo será burocrático ou ágil o suficiente para atender à demanda. No centro da cidade, onde o sistema de estacionamento rotativo foi implantado, os moradores de unidades habitacionais sem garagem podem solicitar o cadastro de seus veículos para obter o benefício de vaga gratuita. Essa possibilidade é exclusiva para proprietários ou locatários de imóveis sem espaço destinado ao estacionamento de veículos, entretanto, somente os imóveis que foram construídos e finalizados até a data de 31 de dezembro de 1997 terão esse direito. Os moradores interessados, com imóveis que atendem às regras, devem realizar as solicitações junto ao departamento de trânsito da Prefeitura, preenchendo o formulário de solicitação e abrindo um protocolo no sistema municipal.
Links para download do aplicativo “Estar Digital Linhares”
Aplicativo para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.estardigital.linhares.motorista&hl=pt_BR&pli=1
Aplicativo para iOS (iPhone): https://apps.apple.com/us/app/estar-digital-linhares/id1673022436