Ícone do site Norte Notícia

RIO QUARTEL – 45 pessoas desabrigadas devido às chuvas de sábado (18), em Linhares. Moradores falam com o Norte Notícia. Veja vídeos

As consequências das fortes chuvas que caíram na tarde do sábado (18/12), deixaram famílias desabrigas na localidade de Rio Quartel, interior de Linhares. De acordo com nota da prefeitura, a Defesa Civil do município informou que no período aproximado de 1 hora choveu o equivalente a 85 milímetros.

A manhã do domingo (19/12) foi de limpeza e juntar o que restou, após a água invadir várias residências na Rua das Flores, em Rio Quartel. Um desses moradores é operador de maquina agrícola, Carlinho Antônio Santos, 41 anos, ele abriu a porta de sua casa e mostrou o que aconteceu. Veja vídeo.

Outro morador que teve a residência invadida pelas águas e ficou no prejuízo foi o Lucas, de 26 anos. Ele perdeu quarta-roupas, rack e até o armário da cozinha. Lucas ainda disse que dentro de sua casa a água chegou à altura de sua cintura. Veja vídeo.

Nós perguntamos ao morador se o que ocorreu no sábado já havia acontecido outras vezes, ele respondeu que não, e disse que a água invadiu a sua casa devido a uma obra da prefeitura na abertura de uma Rua que ficou bem mais alta que as residências. Veja vídeo.

O comerciante Vasconcelos Martins Rosado, 58 anos, teve o seu comércio invadido e também está no prejuízo. O seu bar foi invadido pelas águas e pelo menos três frízeres foram atingidos pelas águas. O comerciante fez um apelo às autoridades, para que seja feita manutenção nas manilhas, que segundo ele nunca foi feita. Veja vídeo.

ANÚNCIO

Calinho Antônio falou sobre a obra da Rua que fica nos fundos da casa onde ele mora, e reclamou da forma que a obra foi executada. Veja:

O operador de maquina Carlinho disse que está precisando de ajuda e fez um desabafo. “Não estou reclamando de Deus, não, estou reclamando da obra mal feita, do serviço mal feito, do dinheiro mal administrado”. Veja vídeo.

Nós demandamos a Prefeitura de Linhares a respeito do número de famílias e pessoas desalojadas, na localidade de Rio Quartel, e quais as providências foram tomadas pelo município para abrigar essas famílias. A prefeitura respondeu através de nota. Veja.

“Foram registradas 18 famílias – um total de 45 pessoas – desabrigadas (que não podem voltar para casa), que foram removidas para o abrigo montado pela Prefeitura de Linhares na sede do Centro de Educação Infantil Municipal de Rio Quartel.

Eles recebem atendimento psicológico, além de acompanhamento de assistentes sociais e recreadores, alimentação e objetos de higiene pessoal. A previsão é que as famílias retornem para as suas residências ao longo desta segunda-feira (20).

Com o apoio do Departamento Municipal de Transito, a Defesa Civil Municipal também interditou algumas ruas e avenidas em bairros da cidade, como Centro, Aviso e Interlagos. Em decorrência das chuvas e ventos, houve o alagamento de imóveis e estabelecimentos comerciais.

Nestes locais, não houve registro de vítimas ou feridos em decorrência do temporal”.

A Nota da Prefeitura continua, e diz que a Defesa Civil do município está de prontidão:

“A Defesa Civil Municipal de Linhares segue monitorando as condições climáticas para os próximos dias e mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e inundações. Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro”.

Veja vídeos de alagamentos em Rio Quartel:

Sair da versão mobile