Revolta! Esse é o sentimento dos familiares do idoso, de 80 anos que faleceu na última quarta-feira (20/05).
Nossa reportagem foi procurada por um familiar do senhor que relatou que o idoso começou a sentir-se mal no domingo (17/05), com fortes dores no corpo, ele foi levado para a UPA, que fica no Bairro Shell e de lá foi encaminhado para o Hospital Geral de Linhares (HGL), onde ficou internado por três dias e após fazer exames, ficou constatado que ele estava com dengue.
Ainda segundo a família, o idoso tinha vários problemas de saúde como pressão alta, diabetes, problemas renais, câncer de próstata e agora dengue. “Como pode? ele tinha todos esses problemas, minutos antes de receber alta fez o exame rápido para coronavírus, deu positivo e mesmo assim eles deram alta. Isso é falta de humanidade, o que está sendo gasto com asfalto em cima de calçamentos e pracinhas, que estão causando aglomerações, deveria ser gasto na saúde.” Desabafou o familiar.
Outro relato feito por familiares foi que, mesmo sendo testado positivo nenhum membro da família se quer recebeu um telefonema da área de saúde por parte da municipalidade. “Ele recebeu alta por volta das 11h: 30 da quarta-feira e menos de 12 horas ele faleceu dormindo, ao lado da esposa e até agora ninguém nos procurou para fazer exame na esposa nem tão pouco nos familiares que o acompanharam durante os três dias em que ele estava internado e nem quem foi buscá-lo no hospital”. Isso é um absurdo. Destacou outro membro da família.
Enquanto isso a família têm até dúvida do que realmente seu ente querido faleceu, os parentes têm um exame testando dengue, antes de ter alta do hospital disseram que ele também testou positivo para coronavírus, mas a família não tem o resultado do exame por escrito. Na declaração de óbito tem coivd-19, entre outras causas.
Nossa reportagem procurou o setor de comunicação do município para se manifestar a respeito do caso e a prefeitura respondeu através de Nota, que contraria o relato dos familiares do idoso que disseram que até o momento não foi procurado por ninguém da Prefeitura. Veja nota:
*NOTA PACIENTE*
‘A secretaria municipal de Saúde informa que todo o protocolo de atendimento, preconizado pelo Ministério de Saúde e pelo Governo do Estado do Espírito Santo, foi cumprido rigorosamente, e que o quadro clínico do paciente não indicava internação, por apresentar sintomas leves da Covid-19.
A secretaria destaca que o paciente possuía outras comorbidades.
A família do paciente é monitorada pela Vigilância Epidemiológica da prefeitura de Linhares.
Agora Você pode comentar essa matéria.Veja espaço logo abaixo.