Ícone do site Norte Notícia

Propriedade Rural que produzia queijos clandestinos é interditada em Linhares

Através de denúncia, policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), interditaram uma fazenda que produzia queijos de forma clandestina na cidade de Linhares.

141 peças de queijo foram apreendidas e o local foi interditado por falta de condições higiênicas e sanitárias adequadas. A secretaria municipal de Meio Ambiente e o serviço de inspeção municipal, confeccionaram autos de infração em desfavor da proprietária. O produto apreendido foi inviabilizado com adição de solução iodo e depositado na sede da Vigilância Sanitária de Linhares.

Na propriedade denunciada foi encontrado dentro de um imóvel quatro caixas d’água contendo várias unidades de queijos imersos em uma salmoura (mistura de água e sal). A construção possuía uma tubulação de descarte de efluente da produção de queijo para um poço escavado. O empreendimento funcionava sem autorização dos órgãos competentes e a responsável assinou termo de compromisso, se comprometendo a comparecer em juízo quando vier a ser convocada.

A Policia Ambiental orienta que para um estabelecimento potencialmente poluidor possa funcionar, é necessária a emissão de licença dos órgãos competentes. A conduta irregular é tipificada como crime ambiental do Art. 60 da lei 9.605/98, com pena de detenção, de 1 a 6 meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile