Ícone do site Norte Notícia

Profissionais da Educação lutam por renovação na política em Linhares

Nos últimos 3 anos a cidade de Linhares não desenvolveu alguns pontos considerados importantíssimos para a valorização da Educação no Município. Profissionais da educação tiveram que acionar a justiça algumas vezes, para ter direitos básicos aplicados como o cumprimento do Plano Nacional e do Plano Municipal de Educação. Além disso, recentemente o Ministério Público tomou ciência de supostas irregularidades no uso dos recursos do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) da gestão Guerino Zanon.

Há diversos profissionais ligados direta e indiretamente com a Educação no município, que militam na política para a valorização da Educação, dos professores, além de almejar o desenvolvimento de outros projetos que beneficie as comunidades. Para eles, o caminho para a representatividade da Educação em políticas públicas no município é a partir da renovação na política. O site Norte Notícia entrevistou alguns pré-candidatos que são profissionais da Educação.

Igor Bellucio (PSOL)

Popularmente conhecido como Professor Igor, tem 35 anos de idade e há 9 trabalha em sala de aula na Rede Pública Estadual, atualmente lecionando na EEEM Emir de Macedo Gomes. Residente no Bairro Jardim Laguna e é pré-candidato à prefeito de Linhares pelo PSOL. “Sou aluno de escola pública, foram 8 anos de Bartouvino Costa e 3 anos de Emir de Macedo Gomes antes de entrar na Ufes para cursar física e posteriormente fazer um mestrado no Ifes campus Cariacica. Por isso, trabalho exclusivamente para o poder público, ensinando o filho do pobre e defendendo o direito de todos estudantes de escola pública estudarem em uma universidade pública, com políticas públicas de acesso e permanência” – Frisou Igor.

Igor tem uma grande relação com a Educação no município de Linhares, e perguntamos sobre suas expectativas, sonhos e avaliação do cenário político do município: “Desejo fazer um doutorado em educação ou em física médica, e com isso montar um cursinho pré-enem para estudantes carentes e contribuir para diminuir as desigualdades sociais existentes em Linhares, faria isso como ativista político ou como futuro gestor.” – Disse Igor. Quando perguntado sobre a motivação política, o professor respondeu: “A desigualdade social. Quero mobilizar a população para exigir dos políticos os direitos retirados ao longo dos últimos anos, e fazer valer os direitos que ainda não foram consolidados. Passaram-se décadas e nosso sistema de saúde ainda é muito precário, ainda vemos idosos em macas nos corredores do HGL, a população entediada por não ter mecanismos de lazer que não exijam gastos financeiros, o povo Linharense vive sem incentivo à cultura por não possuir projetos inovadores, além de nossas lagoas estarem fechadas pela elite, impossibilitando que os pobres usufruam desse recurso natural que pertence a todos.”

Igor continuou sua avaliação política: “A política em Linhares é arcaica, coronelista, machista, onde a população feminina, LGBTQIA+, negros, não tem voz ativa para propor e ser ouvida pelo poder público. O distanciamento entre a prefeitura e o povo é evidente, visto que a maioria das obras e projetos não atendem aos anseios dos munícipes. É preciso romper com esse modelo que Linhares produz para que o gestor faça o que quer, modelo que não atende mais um povo que está cansado de sofrer. Nosso legislativo pouco tem inovado em leis que garantam políticas públicas para todos os cidadãos e cidadãs Linharenses. Servem apenas para aprovar as contas irregulares do executivo, em troca de acordos políticos.” – Salientou o professor.

O professor finalizou, aproveitando para fazer críticas à imprensa do município: “A imprensa Linharense tem que ter o compromisso de mostrar os fatos e questionar junto à população as ações duvidosas dos políticos da nossa cidade, alertando-nos das atrocidades cometidas que muitas vezes passam despercebidas, e não ficar produzindo conteúdo fútil e desnecessário.” E completou: “É preciso que pessoas comprometidas com o bem-estar dos Linharenses assumam o protagonismo das ações no município, e eliminar de uma vez por todas os políticos usurpadores de recursos públicos, corruptos que são ineficientes para a nossa cidade.”

“E mesmo quando você não acreditar que seus sonhos vão dar certo, sempre haverá 1% de chance de eles acontecerem, e esse 1% depende de você, da sua persistência e de Deus. Não desista, sua fé levará você à vitória.” – Igor Bellucio

 

Michel Jacques de Oliveira Bona (PSL)

Michel Bona como é conhecido, tem 32 anos de idade é casado, evangélico, morador do Bairro Interlagos e pré-candidato à vereador pelo PSL. Michel trabalhou durante 13 anos na empresa Jusmar Móveis, mas desde criança já arrumava uma maneira de obter renda: “Desde cedo aos 9 anos de idade trabalhava como vendedor de picolé, onde eu conheci Linhares de ponta a ponta.” – Contou Michel.

Atualmente sua relação com a Educação em Linhares é o trabalho que desenvolve numa Associação Filantrópica na cidade: “Trabalho há mais de um ano como cuidador de crianças, profissão do qual gosto e faço com muito carinho. Acompanho crianças com aspecto de necessidades de locomoção e autismo, numa instituição bem conhecida em Linhares” – Disse Michel.

Quando perguntado sobre seus sonhos, e como ele enxerga a política no município de Linhares, Michel respondeu: “Tenho sonhos possíveis que almejo para o bem comum. Por isso sou pré-candidato. Hoje vemos no meio político uma manipulação de poder, desvios de verbas, colecionadores de mandatos e não de projetos, além de muitos interesses próprios.  Ainda bem que o povo de Linhares está se conscientizando.” E Michel completou: “Quero fazer parte da política, gosto de política, mas não esta política de hoje, partidária, para si próprio.  Me motivei por isso, fazer a renovação e trabalhar para o povo. Tenho bons projetos e cansei de apresenta-los e não ser atendido, então eu decidi colocar em prática. Todos temos sonhos, eu tenho muitos para nossa cidade.  Sonho com uma cidade melhor, com a população sendo atendida, na Educação, Segurança e Saúde.  Esta é a base para se começar a fazer a política decente.” – Finalizou Michel.

“Façamos para o outro o que queríamos que fizessem conosco.” Este é meu lema. – Michel Bona

 

Juliano Cezar (DC)

Popularmente conhecido como Prof. Juliano Cezar, cristão e casado, morador do Bairro Centro. Atua como Professor de Cursos Preparatórios para concursos e vestibulares há 10 anos. Iniciou sua vida profissional como Guarda Mirim, trabalhou como vendedor ambulante de porta em porta e aos 25 anos de idade ingressou na Polícia Militar.

Juliano contou sua relação com a política: “Fui filiado ao Partido Podemos, onde disputei as eleições para deputado estadual em 2018 e mesmo sem praticamente ter feito campanha de rua, obtive 3.520 votos, o que me fez almejar uma possível vereança no futuro.” Atualmente filiado ao DC (Democrata Cristão) Juliano contou sobre sua vida e atuação na educação: “Atuei por 5 anos na Polícia Militar, concomitante a isso eu ministrava aulas para jovens que almejavam passar em concursos públicos, percebi que crescia em mim uma paixão cada vez maior pelo o ensino. Graduado em Marketing, e agora formado como soldado da Polícia Militar, dava aulas todos os dias depois da minha escala de trabalho. Graças ao dom que Deus me deu em levar o conhecimento com dicas, macetes e bizus fui tendo a cada dia mais e mais alunos aprovados. Com isso, resolvi então cursar minha segunda faculdade, 4 anos depois, tornei-me bacharel em Administração de empresas.  Neste ínterim minha esposa formou-se em direito e decidimos dedicar nossa vida na íntegra em preparar alunos para concursos e viver das atividades de ensino. Foi quando resolvi pedir baixa na Polícia Militar e seguir exclusivamente minha carreira de professor. Vale ressaltar, que saí da Polícia Militar por conta própria, pela porta da frente de cabeça erguida e com um batalhão de alunos aprovados, que inclusive chegaram a tirar algumas escalas de serviço comigo.” – Disse o professor.

Juliano fala com orgulho da profissão de ser professor: “Hoje, sinceramente, digo aos meus alunos que meu maior sonho é fazer parte da realização do sonho deles. Ver um aluno passar em um concurso ou vestibular é um prazer imensurável em minha vida. Gosto de motivar pessoas a serem cada dia melhores, crescerem e realizarem seus objetivos. Pessoalmente, sou agradecido por tudo que conquistei e sempre digo que realizei até mais do que sonhei um dia. Obrigado DEUS.” Quando perguntado sobre a política em Linhares, o professor fala da sua motivação e do desejo da grande maioria dos Linharenses em renovação: “Minha motivação principal foi ver o quão rico e próspero é o nosso município, e também o quão mal administrado é. Aprendi que o verdadeiro líder é aquele que tem coragem para apontar o erro e tem coragem de ajudar a solucioná-lo. Linhares carece de políticos com esse perfil, que tenha coragem, competência e trabalhem de verdade para as pessoas. O povo não aguenta mais as figurinhas repetidas e querem RENOVAÇÃO.” – Afirmou o professor.

Juliano acrescentou uma análise da atual conjuntura política do município: “A política do município de Linhares hoje está sendo motivo de chacota e vergonha aos munícipes. Escândalos, inércia e muita gente usando o poder em benefício próprio. Precisamos mostrar serviço e impactar a nova geração política de Linhares.” E completou com críticas a atual gestão: “Como pré-candidato à vereador acredito que seja possível realizar os principais papéis de um legislador que é FISCALIZAR O PREFEITO e REPRESENTAR de verdade a população. O povo tá cansado de políticos de falas bonitas e promessas falsas… acredito também que Linhares merece políticos que sejam verdadeiros, corajosos e honestos, que não façam alianças com a velha ideologia do rouba, mas faz. Que temam à Deus e saibam que tudo que é feito aqui um dia será julgado.” – Finalizou Juliano.

ANÚNCIO

“O Político tem de servir o povo e não ser servido pelo povo. Chega da mesmice, temos que ter uma renovação qualificada!” – Juliano Cezar

 

 

Leonardo Martins (PSOL)

Linharense, mais conhecido por Professor Léo Martins, tem 34 anos e há 9 anos é professor. Solteiro, Léo mora no Bairro José Rodrigues Maciel, e atua nas escolas Poli I, Manuel Abreu e na Faculdade Pitágoras de Linhares. Foi o primeiro ex-aluno da Faceli a dar aula na Faceli, lutou pela Instituição desde o primeiro dia de aula, reivindicando e protestando pela abertura da Instituição que, naquele momento, corria o risco de ter a não continuidade decretada.

Leonardo tem uma carreira sólida na Educação, é Mestre em Educação e atualmente Doutorando em Matemática. Professor efetivo de Matemática, Léo se orgulha em ter passado em dois concursos seguidos na Rede Estadual de Ensino.  Quando perguntado sobre seus sonhos e desejos, Léo disse o seguinte: “Meu desejo para o município é que ele possa continuar crescendo, porém com projetos para sociedade como um todo e não para grupos específicos, para empresas, para os cidadãos, com saúde e cultura de fato para todos, a atração de novos empreendimentos precisa ser feita com responsabilidade e o crescimento populacional precisa ser estudado e analisado, nossas lagoas precisam ser preservadas, não para o privado e sim para todos os munícipes e visitantes.” – Disse Leonardo

A entrevista continua com Leonardo falando como enxerga a política em Linhares, e o que motiva ele a fazer parte: “O Verdadeiro sentido do vereador é fiscalizar, e é para isso que eu sonho algum dia estar lá, nossa cidade tem muitos recursos, quero saber para onde que vai cada recurso e propor que esses recursos sejam gastos aos longos dos 4 anos de governo e não no ano de campanha eleitoral (algo que deveria ser proibido no meu modo de pensar). Pretendo fazer parte para de fato ser uma voz da população, que hoje percebemos que não é escutada. Mesmo se lá eu não estiver, farei de tudo para que meus projetos sejam lidos naquela casa.” E Leonardo completou: “Avalio como péssima a política em nosso município, para começo de conversa: os atuais vereadores que além do cargo público são empresários e nada fizeram nesse período de pandemia para os empresários do município, se eles não conseguem propor nada para os comerciantes estão ali fazendo o quê? Infelizmente muitos não fiscalizam e não sabem se quer o que estão ali fazendo. Faz vergonha vereador eleito pelo povo e, por jogada política, ir trabalhar como secretário. Vejo o trabalho da atual legislatura de forma interesseira (em sua grande maioria) a seus próprios membros e não a comunidade. Não fiscalizam uma obra, vão apenas para tirar fotos e fazer propagandas de si mesmo. Precisamos parar de acreditar que política é emprego, é de fazer vergonha.” – Afirmou Leonardo.

Leonardo aproveitou o espaço para acrescentar algumas palavras: “Não roubar, não dar jeitinho, isso não pode ser lema de um político, isso é obrigação! Minha profissão é professor, e irá continuar sendo, ser vereador é um desejo e vejo como uma forma de contribuir para a sociedade Linharense garantindo que os recursos sejam alocados corretamente. Lutamos por renovação, como cidadãos queremos pessoas novas na política.” – Disse Léo.

Leonardo finalizou com o seguinte pensamento: “No momento delicado que o Brasil está passando, não no aspecto da pandemia, mas no aspecto político, fico assustado em saber como as pessoas podem gritar não ao socialismo! Não estou dizendo não ao capitalismo, isso não vai deixar de existir até que outro modelo econômico passe a vigorar; precisamos garantir que a saúde chegue aos que precisem, fiscalizar os aluguéis que a prefeitura realiza (alguns sem necessidades), garantir qualidade de vida a todos os munícipes, pensar em prioridades, precisamos pensar na sociedade sem discriminação. Nenhum partido será bom o suficiente para governar, todos trazem pontos positivos e negativos, mas a mente do governante precisa estar aberta; felizes os políticos que sabem diferenciar, aproveitando os aspectos positivo dos partidos e trabalhar para fazer as coisas funcionarem.” – Assim encerrou sua fala.

“Estude com dedicação e nada no mundo poderá afastar você dos seus sonhos.” – Leonardo Martins

 

Jucimara Dadalto (Podemos)

Jucimara Dadalto é moradora do Bairro Centro, tem 52 anos e há 32 anos trabalha como professora. Divorciada, mãe e evangélica, Jucimara é pré-candidata à vereadora filiada ao Podemos. Jucimara iniciou a carreira como professora no ano de 1988 e ao mesmo tempo ingressou na faculdade no curso de Pedagogia. Dona de casa, Jucimara trabalhava para pagar os estudos, além de cuidar do filho, que na época tinha 2 anos. “Nunca foi fácil, eu tinha que estudar, cuidar do meu filho e da casa, além de ajudar a produzir salgados para a pastelaria do ex-marido, foram 4 anos de muita correria. Minha mãe, Jailza também me ajudou muito ficando algumas vezes com meu filho enquanto eu trabalhava e estudava, isso foi fundamental em minha vida” – Assim Iniciou a conversa.

Após concluir uma Pós-Graduação em psicopedagogia, Jucimara dedicou sua vida ainda mais pela educação de crianças e adolescentes “Em 1994 passei em um concurso público para ser supervisora escolar, e em 2007 como professora na educação infantil vindo a dar aula para jovens de até 14 anos. Em seguida me tornei Diretora da Escola Enock de Freitas. Me sinto realizada profissionalmente.” – Contou Jucimara.

Quando perguntada sobre como Jucimara enxerga a Educação, a Política em Linhares e seus sonhos pessoais, Jucimara diz: “A Educação em Linhares carece de tecnologias. Sou professora, sonho com uma educação de qualidade, com tecnologia em sala de aula como lousas digitais, tablets para as crianças, laboratórios de informática que funcionem, jogos interativos. Falta isso no nosso rico município. Essas ferramentas de educação dependem do poder público, de políticas públicas voltadas para o ensino nas escolas.” – Disse Jucimara

E Jucimara continuou falando sobre sua percepção política em Linhares: “Vejo uma política totalmente corrupta, com interesses próprios dos políticos onde a população está desacreditada nos nossos representantes legais. É preciso renovar!!!” e Jucimara aproveitou para falar do sentimento que a motiva a fazer parte da política: “Acredito que somos a renovação que queremos, e juntos (a sociedade) podemos fazer a diferença. Precisamos de políticas públicas voltadas para a população, aos interesses da sociedade, do bem-estar em comum, saúde, segurança e moradia para os menos providos de recursos. É isso que precisamos!!! – Afirmou Jucimara.

E ela finalizou com algumas considerações: “A pandemia serviu para que nós olhássemos para dentro de nós mesmos, e com um olhar de reflexão, percebêssemos que necessitamos nos tornar pessoas melhores, mais humanos e olhar para os nossos semelhantes com um olhar solidário, porque o dinheiro não compra saúde, que as famílias precisam estar unidas, e que devemos cuidar de nós, da nossa gente”.

“Fazei o bem sem olhar a quem. Faça para o seu semelhante aquilo que gostaria que fizesse para você. Ame como a ti mesmo” – Jucimara Dadalto

 

O site Norte Notícia fez contato e convidou outros(as) pré-candidatos(as) que são professores(as) ou que estejam ligados à educação para participar da matéria, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno e/ou tivemos desistência.

Sair da versão mobile