O nome de Linhares ganhou destaque nacional com a conquista do Prêmio Toda Matéria Professor do Ano 2025, vencido pelo capixaba Rodrigo da Vitória Gomes, professor de Química e Pedagogo. Ele foi reconhecido por idealizar uma das únicas Feiras de Ciências realizadas dentro de um presídio de regime fechado no mundo, no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL).
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
O prêmio teve quase 600 professores inscritos em todo o Brasil, indicados por alunos e ex-alunos que quiseram homenagear docentes que marcaram suas vidas. Rodrigo se destacou pela inovação e pelo impacto social do projeto, que há quatro anos transforma a realidade da educação prisional capixaba.
Atuando há oito anos na Escola Estadual Professor Manoel Abreu, vinculada ao CDRL, o professor transformou a escola em um verdadeiro laboratório de ciência e ressocialização. A feira mobiliza até 300 estudantes privados de liberdade por edição e impacta cerca de 1.900 pessoas por ano, incluindo familiares, servidores e a comunidade local.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão 👉 https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
“Vivemos em meio à desvalorização da educação. E quando a gente entra na prisão, vê o quanto o papel do professor é essencial para a vida das pessoas. Ter esse reconhecimento por um trabalho realizado com pessoas que são invisíveis para a sociedade é muito importante”, destacou Rodrigo.
A Feira de Ciências do CDRL é organizada em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida anualmente pelo Ministério da Educação (MEC). A partir do tema nacional, professores de diversas áreas da escola prisional desenvolvem categorias temáticas que são trabalhadas ao longo de todo o ano letivo.
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Secretaria de Educação e universidades federais da região. Cada turma cria um projeto com aplicação prática no cotidiano do cárcere ou que gere benefícios concretos à sociedade, reforçando o papel transformador da ciência e da educação.
Como vencedor do Prêmio Toda Matéria Professor do Ano, Rodrigo receberá um notebook Acer, um smartphone, um vale-viagem de R$ 5.000,00, além de uma trilha formativa da Escolas Criativas, assinatura anual do Toda Matéria+ e kits da Ciranda Cultural e Estante Virtual.
O reconhecimento nacional reafirma o compromisso de Linhares com a valorização da educação e da inclusão social, mostrando que o ensino é capaz de romper barreiras — até mesmo as dos muros de um presídio.