Na tarde desta Terça-Feira, aconteceu um encontro entre Valneide Nascimento, Presidente Nacional de Honra do Instituto Nacional Afro Origem-INAO, com Ana Paula Teodoro, representante municipal do Instituto em Linhares do ES.
O Intuito do encontro foi de apresentar dois projetos sociais para facilitar a relação da
educação, na escola pública, com as temáticas afro-brasileiras e africanas no
cumprimento da lei 10.639/2003.
Os Projetos Biblioteca Afro e Negro Sou, foram os temas da reunião. As propostas dos projetos são de reconhecer e difundir a história, as práticas sociais e culturais afro-brasileiras e, a partir dessa discussão, buscar a valorização da identidade negra como parte da formação dos indivíduos e do Município.
Em entrevista ao Norte Notícia, Ana Paula Teodoro, representante do Instituto em Linhares, contou mais da importância desses projetos para o Município;
Os projetos são importantes para a comunidade onde eles serão realizados, uma vez que visam promover a transformação no contexto local e estabelecer um legado para a comunidade negra sobre a sua própria afirmação e assim despertar a auto aceitação, afim de que isso reflita numa mudança de postura e pertencimento.
Ana Paula é professora há mais de 11 anos, já lecionou na rede municipal, estadual e federal. Atualmente a professora está na EEEFM Bartouvino Costa, onde além da disciplina de Língua Portuguesa, leciona em parceria com a professora Jacqueliny Reis, a disciplina eletiva Negro Sou.
A disciplina é baseada no projeto Negro Sou. O principal objetivo do trabalho foi o de Colaborar para a autoaceitação étnica dos jovens negros, promovendo o respeito e à diversidade. Sempre presando o autoconhecimento e entendimento da cultura negra.
A pretensão a partir de agora, é trabalhar para execução desses projetos, com a instalação de um núcleo de estudos afro-brasileiros nas escolas da rede municipal, e também com um grupo capaz de promover ações de Replicabilidade no município.