Ícone do site Norte Notícia

Prefeitura se contradiz e oito escolas ficam sem aulas nesta terça

Depois de confirmar que estava tudo pronto para receber os 24 mil alunos, em 112 escolas espalhadas pela cidade, (https://linhares.es.gov.br/Noticias/Noticias.aspx?id=8879&fbclid=IwAR0fpNPUpQas_rhqM2l3jnxryNCptD4lHMh06Vu67lEs41gstPQRD12YBz0) à Secretaria Municipal de Educação disse que nove escolas da rede não têm condições de iniciar hoje (5/02) o ano letivo. Profissionais que atuam em unidades com obras em andamento não acharam prudente colocar alunos nos locais cujas reformas não foram concluídas. Mesmo considerando que as reformas não oferecem riscos aos alunos, o poder executivo ouviu os profissionais em educação e o ano letivo para os alunos dessas escolas não começaram nesta terça-feira. Tem Escola que as aulas só terão inicio em 18 de fevereiro.

As escolas são as seguintes: os Centros Municipais de Educação Infantil (Ceims) Olga Bortot Molina, no bairro Canivete (18 de fevereiro); Antônio Aprígio dos Santos, no bairro Aviso, (11 de fevereiro); Enock de Freitas, no Juparanã (11 de fevereiro); Manoel Farias de Souza, no Novo Horizonte (7 de fevereiro); Doce Mel, Baixo Quartel (7 de fevereiro); e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefes), Professora Maria da Penha Pazito, no Interlagos, (7 de fevereiro); Baixo Quartel, em Baixo Quartel, (7 de fevereiro); José Modeneze, no bairro Canivete (11 de fevereiro).

Mesmo com a mudança não citada um dia antes de começar o período escolar, a secretária de educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli afirmou que, quanto ao calendário escolar, os pais ou responsáveis podem ficar tranquilos que será adequado para cumprir os 200 dias letivos.

Durante o recesso escolar, a Prefeitura de Linhares iniciou a reforma de mais de 40 unidades de ensino da sede e do interior, tanto em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) quanto em Centros Municipais de Educação Infantil (Ceims). Além da reforma, outras escolas do município receberam serviços estruturais e de manutenção.

O pai de um aluno, que estuda na Escola Municipal Eliana Pinafo Correia, em Bebedouro, protestou e gravou um vídeo mostrando as condições em que está a escola, no primeiro dia de aula deste ano. O vídeo mostra um alambrado, em uma rampa, que fica na parte interna da escola, praticamente solta e com pontas de ferros expostas. O pai ainda diz no vídeo que os bebedouros estão sem água e mostra também rachaduras nas paredes do prédio.

 

ANÚNCIO

O Norte Noticia, demandou o setor de comunicação da Prefeitura sobre todos esses problemas, mas até o fechamento da matéria o setor não se manifestou sobre o assunto.

 

Sair da versão mobile