Moradores que desrespeitam o Código de Posturas do Município e insistem em realizar o descarte de entulhos fora do cronograma estabelecido pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, estão sujeitos à multa, além de atrapalharem na manutenção do bem-estar social. Também foram notificados lotes que não realizam a capina.
O resultado do descumprimento das normas: acúmulo de lixo nesses locais, que se tornam pontos viciados de descarte irregular, atrapalhando a passagem de pedestres, principalmente, nas calçadas.
O acúmulo de lixo em local inapropriado causa risco à saúde e gera insegurança aos moradores. Diante desse quadro, a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano realiza ações e fiscalizações diariamente nos bairros.
O objetivo é manter as vias públicas limpas, evitar a proliferação de pragas e eliminar a urina dos ratos, que pode provocar leptospirose, além de impedir que estes locais se tornem focos de criação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Vale lembrar que Linhares enfrenta atualmente uma alta de casos da doença.
Os proprietários de terrenos são responsáveis pela conservação dos locais, devendo mantê-los sempre limpos e capinados. Isso vale também para quintais e pátios. Informa ainda que ampliará a fiscalização no local.
Desde o começo deste ano, 357 lotes foram notificados
A população pode denunciar os casos de descumprimento das normas pelo telefone da Ouvidoria no número 0800 283 7585 ou e-mail: ouvidoria@linhares.es.gov.br. A multa para quem desrespeitar a legislação pode variar entre R$ 318,00 a R $1.590,00 e ainda pode denunciar no Norte Notícia, é só fazer contato pelo número de telefone – 27-99527-2726.
Os bairros que lideram o número de autuações e notificações são:
1º – Três Barras
2º – Vila Isabel
3º – Lagoa Park
4º – Vila Maria
5º – Movelar
6º – Interlagos
Aumento nos números de dengue
A dengue anda preocupando as autoridades de saúde do Município. Atualmente, Linhares registra 856 casos confirmados da doença e 462 em investigação aguardando resultados. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 485%
O dado que mais alarma as equipes de agentes de endemias: mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências.
Confira o cronograma de recolhimento de entulhos:
Foto – Secom/Linahres