A polêmica que se formou em Linhares no entorno da retirada da uma ensecadeira que impedia o avanço da água do Rio Doce, contaminada com rejeitos de minério, para o Rio Pequeno, e Lagoa Juparana continua dando o que falar.
O prefeito da cidade, Bruno Marianelli afirmou que o cenário não é o que está sendo vendido por algumas postagens feitas nas redes sociais. Ele Afirmou que a prefeitura recorreu da decisão de retirar a ensecadeira e aguarda uma nova decisão. Mesmo com a água do Rio Doce chegando ao local de captação, que abastece toda a cidade, Bruno Marianelli afirmou que existe o tratamento da água que é feito na estação local e que tudo está dentro das normas do Ministério da Saúde.
Na sua manifestação, o prefeito mostrou descontentamento com notícias falsas sendo veiculadas por algumas pessoas e alertou: ” Temos que tomar cuidado com as Fake News”.
COMUNICADO OFICIAL DA PREFEITURA DE LINHARES
A Prefeitura de Linhares acompanha de perto e com muita atenção informações que colocam em dúvida a qualidade da água que é fornecida aos moradores de Linhares.
Por isso vem a público esclarecer alguns pontos e, principalmente, tranquilizar a todos.
A abertura da barragem no Rio Pequeno foi executada pela Fundação Renova e atendeu a uma decisão da Justiça Federal de Belo Horizonte.
Tão logo tomou conhecimento, a Prefeitura entrou com recursos judiciais para reverter essa decisão e aguarda o parecer final, que cabe à Justiça Federal.
Outra informação de extrema importância:
A água distribuída ao município de Linhares pelo Saae pode ser consumida sem qualquer receio.
Ela é tratada e entregue atendendo todas as exigências do Ministério da Saúde.
O monitoramento é feito de forma diária, se estendendo desde a captação in natura, passando pelo processo de tratamento e distribuição.
A Prefeitura pede que a população não acredite em fake news porque sempre será transparente e verdadeira em relação aos serviços públicos prestados à população.