Ícone do site Norte Notícia

Prefeitura descentraliza atendimento de casos suspeitos da Covid-19

Nos últimos dias o Norte Noticia tem recebido diversas reclamações sobre o grande número de pessoas na Unidade Sentinela, que atende casos da covid-19, em um espaço do Hospital Geral de Linhares (HGL).

Grandes filas tem se formado de pessoas com sintomas da doença, as pessoas vão até ao local para serem atendidas e fazerem o teste. Na manhã desta quarta-feira ( 17/03), o Norte Noticia questionou a prefeitura se teria como desconcentrar o atendimento, para as pessoas com sintomas da infecção e a prefeitura respondeu que mais seis locais irão atender as pessoas que estão com os sintomas da coivd-19.

“Para garantir mais conforto e comodidade a pacientes que procuram a Unidade Sentinela, que funciona anexa ao Hospital Geral de Linhares (HGL), e que é voltada para o atendimento de casos leves e moderados da Covid-19 e outras síndromes gripais, a secretaria municipal de Saúde estendeu o atendimento com a descentralização de testes rápidos para seis unidades de saúde de Linhares: Bebedouro, Santa Cruz, Interlagos (Caic), Interlagos I (próximo ao novo Complexo Esportivo), Lagoa do Meio e Planalto.

Das seis unidades, duas – Bebedouro e Planalto –  funcionarão todos os sete dias da semana, de domingo a domingo, sendo das 7 às 21 horas de segunda a sexta e sábados e domingos de 7 as 19 horas.

As demais unidades de saúde:  de Santa Cruz, Interlagos (Caic), Interlagos I (próximo ao novo Complexo Esportivo) e Lagoa do Meio, funcionarão no horário normal, das 7 às 17h, de segunda a sexta feira.

Em todas esses locais, o atendimento será feito por demanda espontânea.

O paciente chega e logo é encaminhado para a triagem, com a verificação dos sinais vitais, como pressão arterial, temperatura, oxigenação do sangue e glicemia. Se necessário, será encaminhado ao médico que, constatando a necessidade, o indicará para exames complementares.

Em caso de suspeita da Covid-19, e estando dentro dos dias de sintomas, o paciente realiza o teste rápido para detecção da Covid-19 na própria Unidade (teste antígeno swab ou sorológico), sem necessidade do paciente ser encaminhado para Unidade Sentinela anexa ao HGL.

Além da realização do teste rápido, o paciente recebe o protocolo medicamentoso quando há indicação do profissional médico. Se o paciente não estiver nos dias de sintomas para realização do exame para detecção da Covid-19, ele será atendido e orientado a retornar na data correta para realização do exame.

Nas seis unidades de saúde, os casos identificados como moderados ou graves, ou aqueles pacientes que necessitam de exames complementares, serão encaminhados para Unidade Sentinela.

A secretaria municipal de Saúde ressalta que pessoas com sinais e sintomas mais graves, como falta de ar, devem procurar atendimento na Unidade Sentinela do HGL.

ANÚNCIO

Linhares investe R$ 6 milhões na aquisição de 44 mil testes”.

 

Sair da versão mobile