Pais de alunos da escola municipal “Jeronimo monteiro” que fica no bairro Novo Horizonte, aqui em Linhares, reclamam que antes os seus filhos recebiam pelo menos dois conjuntos de uniformes e que, em se tratando de crianças, as roupas sujam com muita facilidade e não dá tempo de lavar para ser usada no dia seguinte. As crianças brincam, correm, transpiram muito. Esses são os argumentos apresentados pelos pais dos alunos que, neste ano letivo, receberam do município apenas um conjunto do uniforme e não mais dois, como vinha sendo feito em outros anos. Alguns pais até fazem um esforço para adquirir um conjunto extra, mas muita gente não tem condições e por isso, muitas crianças acabam indo para escola com outra roupa, sem a identificação adequada.
Em entrevista à TV Gazeta Norte, Irmaia Alves Bittencourt, mãe de um aluno, disse o seguinte:
“Eu acho falta de responsabilidade das autoridades, do prefeito, dos responsáveis, porque impostos a gente paga, vêm o dinheiro com certeza destinado a isso”.
Na mesma reportagem outra mãe de aluno acrescentou:
“[…] é complicado, o meu filho tem dois uniformes porque eu comprei… tem pais que não tem condições de comprar uniforme, tem pais que estão vindo com crianças para escola com uniforme de jardim ainda.”
Em nota à reportagem exibida pela TV Gazeta a Secretaria Municipal de Educação disse:
“desde 2017 a entrega dos uniformes escolares está em dia em todas as unidades de ensino do município, no ano passado os alunos receberam o kit referente ao ano letivo de 2019 e que, já está finalizando o processo licitatório pra aquisição dos novos uniformes que serão entregues neste ano ainda, para serem usados no ano que vem. A entrega dos uniformes é feita mediante a assinatura dos pais ou responsáveis no momento da entrega dos kits, e que está à disposição dos pais e responsáveis pra qualquer esclarecimento sobre os uniformes escolares.”
Questionada então, sobre a possibilidade de aumentar a quantidade de uniformes por aluno a prefeitura não deu respostas.
É bom lembrar que em menos de três anos o atual prefeito já enviou para a Câmara de Vereadores três projetos para pegar dinheiro emprestado, o valor dos três juntos, somam mais de 200 milhões e todos aprovados pela maioria dos vereadores, no ultimo que foi enviado, quatro vereadores foram contra e um deles disse em uma entrevista para o MBL Linhares, que em 30 meses o município tem uma receita de quase 2 bilhões.
Fonte: TV Gazeta Norte / G1 e Norte Noticia
Foto de imagens da TV Gazeta Norte