Ícone do site Norte Notícia

Prefeito de Linhares quer passar gestão do HGL para o Estado;veja vídeo

O Hospital Geral de Linhares (HGL), na região Norte do Espírito Santo, vai passar por um processo de estadualização. Com isso, a gestão da unidade deixará de ser do município para ser de responsabilidade do Governo do Estado. O início desse processo foi formalizado na tarde desta terça-feira (11), em uma reunião entre o governador do Estado, Paulo Hartung, o secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo de Oliveira e o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Com a mudança, a intenção do governo é regionalizar o atendimento à saude, desafogando os serviços da Região Metropolitana e reduzindo o deslocamento de pacientes da região Norte para a Grande Vitória. De acordo com a proposta, o HGL, em conjunto com o Hospital Rio Doce, também da região, serão integrados gradualmente como suporte hospitalar das linhas de cuidado implantadas na unidade da Rede Cuidar, que será inaugurada este ano na cidade de Linhares. Com isso, a promessa é de aumentar a oferta de consultas e exames, reduzindo o tempo de espera. De acordo com o governo, as mudanças seriam capazes de resolver até 95% dos problemas de saúde da população na região.

De acordo com estudos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesa), a estadualização do HGL vai permitir o aumento de leitos, dos atuais 90 para 152, e o hospital vai se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumatoortopedia, clínica médica e cirurgia geral, além de duplicar a oferta de leitos intensivos adultos.

Atualmente, na gestão municipal, o HGL possui 90 leitos, pronto-socorro 24 horas com média de 20 mil atendimentos por mês, sendo 250 mil por ano.

Na ultima campanha eleitoral, o atual prefeito em um dos seus programas políticos chegou a dizer que o  HGL precisava de uma gestão forte e eficiente e que cuidaria dos recursos da saúde para serem bem aplicados na saúde, ele ainda disse no programa que, o Hospital foi uma das maiores conquistas, e que o HGL é solução e não problema.

Apesar de aparentemente esta tudo certo para estadualização da unidade hospitalar, o projeto ainda precisa passar pela Câmara de Vereadores do Município de Linhares. E em contato com alguns vereadores na tarde de hoje (11), alguns chegaram a dizer que o projeto precisaria primeiro, de ser discutido com a sociedade organizada e os vereadores e depois, dependendo do resultado da votação dos vereadores, o mesmo ser formalizado com o estado. Um dos vereadores ainda lembrou que dos 13 vereadores que com põe a Câmara, o projeto necessita de pelo menos 9 votos favoráveis.

Diante disso surge uma pergunta: passar o HGL para o estado será um problema maior para quem precisa dele ou uma solução? São milhares de pacientes que precisam dessa unidade funcionando bem, todos os dias.

Um vereador disse a nossa reportagem, que o fato do projeto não ter seguido o curso normal, acredita que haverá muita dificuldade pro mesmo ser aprovado.

Demandamos a assessoria de comunicação da prefeitura de Linhares que não respondeu a nossa demanda

ANÚNCIO

 

 

 

Fonte – Norte Noticia e gazetaonline

 

 

Sair da versão mobile