Ícone do site Norte Notícia

Prefeito de Linhares manda Projeto de Lei sobre a FACELI, para a Câmara e pede urgência

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, enviou um projeto de lei que segundo ele, visa a alterações de legislações municipais para implementar nova sistemática normativa em estudo pela FACELI.

Na mensagem enviada a Câmara, o prefeito alega que a pretensa lei visa a melhor organização administrativa quanto às atribuições dos cargos, no funcionamento da entidade. Ele ainda cita a necessidade do ordenamento jurídico sofrer alterações diante das mudanças de outras legislações.

ANÚNCIO

Por outro lado um grupo que faz parte da FACELI tem outra visão desse projeto de lei, enviado a Câmara de Vereadores de Linhares, e segundo este grupo o projeto foi enviado no apagar das luzes, é um golpe legislativo contra a gestão democrática da FACELI, e cita alguns pontos que são incoerentes; São eles:

  1. Pedido de urgência, sem urgência;
  2. O PL 26/2020, que dá amplos poderes aos gestores da autarquia, que fere decisões judiciais;
  3. Extingue o programa de bolsas de estudo/pesquisa;
  4. Viola a Lei de Diretrizes e bases da educação (LDB – Lei Federal);
  5. O PL 25/2020, que também não tem urgência, reduz o jeton aos servidores da Faceli pela metade do que é pago hoje a todos os servidores do Município e das outras autarquias, para inviabilizar o funcionamento das comissões na Faceli;

A mensagem e o projeto já chegaram a Câmara e pelo pedido de urgência o projeto ainda deve ser votado nesta legislatura.

O espaço esta aberto caso o município queira se manifestar.

Veja o projeto de lei:

 

Sair da versão mobile