Ícone do site Norte Notícia

Prefeito de Linhares manda Projeto de Lei sobre a FACELI, para a Câmara e pede urgência

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, enviou um projeto de lei que segundo ele, visa a alterações de legislações municipais para implementar nova sistemática normativa em estudo pela FACELI.

Na mensagem enviada a Câmara, o prefeito alega que a pretensa lei visa a melhor organização administrativa quanto às atribuições dos cargos, no funcionamento da entidade. Ele ainda cita a necessidade do ordenamento jurídico sofrer alterações diante das mudanças de outras legislações.

Por outro lado um grupo que faz parte da FACELI tem outra visão desse projeto de lei, enviado a Câmara de Vereadores de Linhares, e segundo este grupo o projeto foi enviado no apagar das luzes, é um golpe legislativo contra a gestão democrática da FACELI, e cita alguns pontos que são incoerentes; São eles:

  1. Pedido de urgência, sem urgência;
  2. O PL 26/2020, que dá amplos poderes aos gestores da autarquia, que fere decisões judiciais;
  3. Extingue o programa de bolsas de estudo/pesquisa;
  4. Viola a Lei de Diretrizes e bases da educação (LDB – Lei Federal);
  5. O PL 25/2020, que também não tem urgência, reduz o jeton aos servidores da Faceli pela metade do que é pago hoje a todos os servidores do Município e das outras autarquias, para inviabilizar o funcionamento das comissões na Faceli;

A mensagem e o projeto já chegaram a Câmara e pelo pedido de urgência o projeto ainda deve ser votado nesta legislatura.

ANÚNCIO

O espaço esta aberto caso o município queira se manifestar.

Veja o projeto de lei:

 

Sair da versão mobile