Funcionários da unidade de saúde da localidade de Povoação, balneário de Linhares, norte do Espírito Santo, viveram momentos de aflição na manhã da ultima sexta-feira (24). É que de acordo com o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Povoação do Rio Doce (AMAPRD), Jocenilson Cirilo Mendonça, um morador esteve na unidade de Saúde precisando de atendimento odontológico, mas ele havia marcado para a parte da tarde e não pela manhã, uma funcionária tentou explicar a situação para o paciente e o mesmo saiu e retornou portando uma arma branca (Faca), e começou a ameaçar os funcionários que correram. Uma das funcionarias entrou no consultório e fechou à porta, o morador estava tão descontrolado que acabou golpeando a porta do consultório com a faca.
Alguns moradores que estavam no local entraram em contato com a Policia Militar que enviou uma guarnição no local, mas ao chegarem à unidade o paciente não estava mais no local. A PM fez buscas na localidade,porém o suspeito não foi encontrado.
O Presidente da Associação, Jucenilson, disse a nossa reportagem que a comunidade precisa urgente de segurança,e que essa demanda já foi solicitada a Policia Militar e também a Prefeitura desde o inicio do ano de 2017, porém até agora não obteve sucesso. O 12º Batalhão da Policia Militar, sempre responde a demanda dizendo que não possui efetivo para atender a comunidade. Jucenilson ainda acrescentou que tem pedido também a Secretaria de Segurança do município o apoio da Guarda Civil Municipal na Localidade, porem até o momento não foram atendidos e salientou que na escola da localidade tem Guarda Municipal, mas no Posto de Saúde não tem, porque o mesmo foi retirado no ano de 2017 e até então não tem mais a presença de guarda na unidade.
Nossa reportagem procurou esclarecimento com a Prefeitura que confirmou que o Posto de Saúde realmente não funcionou hoje para preservar a integridade física dos funcionários da Unidade de Saúde. Veja nota na integra:
Nota
“A secretaria municipal de Saúde informa que para preservar a integridade física dos funcionários da Unidade de Saúde decidiu suspender os atendimentos previstos para esta segunda-feira (27). A Unidade retorna ao funcionamento normal amanhã, terça (28).
O caso foi registrado em Boletim Unificado da Polícia Civil e os funcionários da Unidade contribuem com as investigações. Em diálogo com a secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil estuda-se a viabilidade da presença de um Guarda Municipal no local.”