Ícone do site Norte Notícia

População pergunta: cadê a Guarda Municipal? Norte Notícia responde

Diversas mensagens com questionamentos de leitores chegaram à redação do Site Norte Notícia com uma pergunta um tanto quanto curiosa: cadê a Guarda Civil Municipal de Linhares? A pergunta dos leitores evidencia a importância do trabalho da Guarda Civil, e também, que a atuação da Guarda na sociedade é bastante percebida, e uma possível falta dela, ou diminuição em seu efetivo nas ruas faz toda diferença.

 

Siga o Norte Notícia no Facebook, Instagram e Twitter. Quer sugerir uma reportagem? clique aqui

 

Procuramos saber então o que está acontecendo, para que os leitores tenham demandado o nosso jornalismo, com o sentimento de falta da Guarda atuando nas ruas. Apuramos com a Secretaria de Segurança e Defesa Pública, e constatamos que os profissionais da Guarda Civil estão passando por um curso de formação e aprimoramento, tendo em vista as transformações que são planejadas para a Guarda, e também como forma de aprimorar os serviços prestados na sociedade.

 

A Guarda Civil de Linhares atua em parceria com as polícias Civil e Militar, e sempre foi notícia na participação de ações que levaram alguns meliantes para cadeia, bem como até o auxílio e cumprimento de mandados de prisão. Ou seja, a Guarda Civil Municipal de Linhares exerce funções vitais para a segurança da população e do bem público, a formação continuada desses profissionais trará ainda mais benefícios para a população. Para se ter uma ideia, no final do ano de 2021 a Guarda Civil já havia contabilizado mais de 800 ações. Você pode clicar neste link e saber todas as ações realizadas pela Guarda Civil que viraram notícia.

ANÚNCIO

 

No final de setembro de 2021 noticiamos aqui no site o andamento das tratativas para o início do curso de Formação para Guardas Civis. Na época, o assunto foi debatido com o secretário Chefe da Casa Civil do estado, Davi Diniz de Carvalho, e teve também a participação dos representantes dos servidores públicos de Linhares a presidente do SISPML, Paula Jovita, os diretores, Simone Aguiar, Gilson Lima, e o advogado Drº Vitor Belizário, além do assessor técnico do Governo Estadual, Arthur Santos.

 

Os profissionais da Guarda Civil realizam o curso de formação desde o início do mês de abril deste ano, e por conta disso, o efetivo tem sofrido uma rotatividade menor nas ruas, o que justificaria o fato dos leitores terem feito tal questionamento. O curso está sendo realizado no modo híbrido, sendo uma parte presencial e outra on-line, e terá a duração de aproximadamente quatro meses. Ou seja, muito em breve a população voltará a ter todo o quadro de profissionais da Guarda em seu pleno efetivo nas ruas, e mais qualificada para atender a população. Ao final da formação, os profissionais vão receber o certificado do Curso de Formação Profissional para Guarda Civil Municipal de Linhares.

Sair da versão mobile