Ícone do site Norte Notícia

Pesquisa do Incaper em Linhares revoluciona produção de mudas de café conilon

Reprodução: Secom ES

Uma pesquisa inovadora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está resolvendo a dificuldade de enraizamento em clones de café conilon, um problema que compromete o crescimento e a produtividade das plantas. Realizado na Fazenda Experimental de Linhares, o estudo avalia o uso de hormônios vegetais do tipo auxina para melhorar o desenvolvimento das raízes das mudas geradas por estaquia.

De acordo com a pesquisadora Sara Dousseau, já foram identificadas formulações específicas e doses ideais de auxina que mostraram um aumento significativo no desenvolvimento das raízes. Um dos experimentos revelou que a imersão da base das estacas no ácido indol-3-butírico (AIB) por três horas melhora a qualidade das mudas dos clones A1 e 153 do cafeeiro conilon.

Apesar de identificar um bloqueio no desenvolvimento da parte aérea das mudas devido ao uso das auxinas, os pesquisadores combinaram a aplicação dos hormônios com um biofertilizante que promove o crescimento da parte aérea das plantas. Esta tecnologia foi validada em três ensaios, com resultados promissores.

O próximo passo do projeto é transferir essa tecnologia para os viveiristas locais, capacitando-os com a ajuda de extensionistas rurais do Incaper para implementar esta nova estratégia em seus sistemas de produção. O objetivo final é melhorar a qualidade das mudas entregues aos produtores rurais, contribuindo para a sustentabilidade e produtividade da cafeicultura na região.

ANÚNCIO

O projeto é financiado pelo Consórcio Pesquisa Café da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e envolve bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (ProICT) do Incaper e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Sair da versão mobile