Está marcada para o mês de agosto a entrega da passarela que ligará o bairro Jardim Laguna, via bairro Palmital aos demais bairros da Região 5, que incluem São José, Boa Vista, Linhares 5, Movelar, Planalto e Nova Esperança. A obra será entregue à população, especialmente àqueles que trafegam por meio de veículos ciclomotores e bicicletas. O propósito do projeto é viabilizar o fluxo seguro de veículos de pequeno porte entre os bairros, principalmente na hora do rush, ou seja, no fim da tarde – período em que termina o expediente em muitas empresas da região.
O prefeito Bruno Marianelli ressalta que a passarela irá facilitar a transição de pedestres, moradores e visitantes, entre os bairros da região central e a região 5, com o objetivo de dar continuidade ao conceito de humanização e de uma cidade mais sustentável como um todo.
“Uma obra de arquitetura urbana que garante leveza à estrutura. Com isso, ela permite vencer um grande vão a fim de evitar que sejam construídos pilares dentro da lagoa, não havendo interferência ao meio ambiente”, explica o prefeito.
“A passarela, que será o elo entre os bairros São José e Palmital, foi projetada para pedestres, ciclistas e motociclistas a fim de melhorar a trafegabilidade, promover a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos”, destaca o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.
Em 2020, ano que em que começou a obra, o valor para a construção da passarela e ciclovia era de aproximadamente R$ 8 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Linhares, e a previsão de entrega era de 300 dias, sendo entregue no mês de agosto deste ano, o atraso da entrega é de mais de um ano.
Arquitetura diferenciada
A passarela entre os bairros São José e Palmital foi projetada com uma arquitetura diferenciada e sustentável, formada por dois arcos metálicos sobre a Lagoa do Campo – que divide os dois bairros –, erguidos a partir da fundação de estaca de concreto tipo raiz.
Para complementar o projeto, estão sendo executadas a revitalização de ruas nos bairros Palmital e São José; substituição e implantação de luminárias por tecnologia em LED e iluminação cênica na passarela, com alternância de cores em datas comemorativas; construção de área de vivência em ambos os bairros, totalizando 1.750m²; além de um deck de madeira às margens da lagoa e paisagismo, tornando o local de convivência mais humanizado.
Fonte – PML