Após a realização de protesto dos moradores, dos bairros São José e Palmital, no feriado de quarta-feira (07/09), pedindo o final do tráfego de motocicletas, na “Passarela do São José”, pois de acordo com o projeto da Prefeitura a passarela seria para o trânsito de pedestres e bicicletas (click AQUI e veja divulgação feita no site da própria Prefeitura), o Departamento Municipal de Trânsito, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), resolveu agir, e na quinta-feira (08/09) foram realizadas blitz de fiscalização voltada para motociclistas que trafegam no entorno e na passarela que liga os bairros São José e Palmital.
As blitz tiveram como objetivo orientar os condutores sobre questões de segurança e detectar infrações de trânsito.
O horário escolhido para a ação foi o de maior movimentação na passarela
Para o diretor municipal de Trânsito, Douglas Simplicio, a realização da fiscalização focada no motociclista, além de servir para verificar os equipamentos de segurança necessários para a condução da moto, é um momento oportuno para aproximar a fiscalização do condutor. “O trabalho vai muito além da fiscalização e o foco é a preservação de vidas”, destaca Douglas.
De acordo com a Prefeitura, durante a ação foram abordados aproximadamente 300 motociclistas, além dos agentes terem emitido 40 notificações por causa de flagras de infrações, como Licenciamento atrasado e dirigir sem CNH. Mais de 10 motos precisaram ser guinchadas em decorrência de irregularidades.
Além das ocorrências ligadas ao trânsito, dois indivíduos foram encaminhados para a 16ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares por suspeita e envolvimento com o tráfico de drogas.
O agente de Trânsito, Aluir Carlos, enfatiza que as ações são realizadas durante todo o ano, porém como a obra foi recentemente entregue é necessário reforçar as ações conscientizadoras no entorno. “Estamos conscientizando o cidadão para que cumpra as regras de trânsito, e conduza com segurança o veículo, devendo estar mais atento e preocupado com o próximo nas vias da cidade”, disse.
As ações são realizadas geralmente nos horários de maior movimentação na passarela, como nas manhãs e fins de tarde.