Ícone do site Norte Notícia

Parceria promove curso técnico em Agroecologia para assentados de reforma agrária no ES

Foto - Nitro Imagens

A aula inaugural do curso técnico em Agroecologia no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Santa Teresa foi realizada nesta segunda-feira (07/03). A iniciativa do curso foi viabilizada pela assinatura de uma parceria do programa de Educação para Revitalização do Rio Doce da Fundação Renova com o Centro de Formação Maria Olinda (Ceforma), de São Mateus (ES), e o Ifes Campus Santa Teresa.

O processo seletivo especial para vagas no curso técnico em Agroecologia subsequente ao Ensino Médio ofertou 40 vagas para pessoas que tenham concluído o Ensino Médio. O projeto pedagógico do curso foi elaborado por uma comissão de servidores efetivos do Ifes Campus Santa Teresa e revisado por uma comissão mista constituída também por representantes do Ceforma.

Após as etapas de inscrição e análise de documentação para a efetivação das matrículas, atingidos que vivem nos assentamentos de reforma agrária atendidos pela Fundação Renova, juntamente com o Ceforma, vão ocupar as 40 vagas ofertadas.

“Esse curso técnico é uma oportunidade muito rica de profissionalização. O Ifes é uma instituição de referência no Espírito Santo e essa parceria tem o propósito de formar uma inteligência técnica na temática da sustentabilidade. Sem dúvida, será uma formação de muita qualidade para contribuir fortemente para o desenvolvimento profissional desses alunos”, diz Eduardo Malini, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova.

O curso técnico em Agroecologia visa formar profissionais que atuam em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção. O curso tem previsão de duração de 18 meses.

Dentre as disciplinas ofertadas no curso estão: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável; Biologia Vegetal; Fundamentos da Ciência do Solo; Noções de Informática; Sementes e Propagação de Plantas; Sistemas Agroecológicos de Produção Animal; Sistemas Agroecológicos de Produção Vegetal; Tecnologia e Processamento de Alimentos; Topografia e Irrigação; Manejo e Conservação Agroecológica do Solo e da Água; Máquinas e Mecanização Agrícola e Sistemas Agroflorestais.

Outras parcerias

Dentre as parcerias da Fundação Renova com as cooperativas e os centros de formação nos assentamentos, já existem duas ações ligadas à Agroecologia: os cursos de Formação de Formadores em Agroecologia (para formar agricultores e agricultoras agroecológicos que possam trabalhar em suas áreas e contribuir na estruturação de assentamentos agroecológicos, capacitando formadores e mobilizadores sociais por meio da formação de professoras e professores das escolas dos assentamentos) e os cursos de Formação de Base (para formar e organizar para o modelo agroecológico de produção as famílias dos assentamentos, tendo a Agroecologia Camponesa como perspectiva e fundamento. No Espírito Santo, esses cursos foram ministrados pelo Ceforma.

ANÚNCIO

Até o momento, dois cursos de Formação de Formadores já foram realizados, com participação de 95 alunos. Já os cursos de Formação de Base seguem acontecendo normalmente sob demanda dos assentados.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Sair da versão mobile