O tempo de espera na fila para a realização de exames de ultrassom abdominal chega há nove meses no município de Linhares.
Uma dona de casa, que não quis ser identificada, disse que seu filho de oito anos, fez uma consulta em uma Unidade de Saúde, onde ela reside, no dia 23 de Abril de 2018, e o médico fez o pedido de um ultrassom abdominal para ele. A dona de casa então fez como foi orientada, entregou o pedido para uma funcionaria da unidade de saúde para ser agendada, mas o referido exame só foi liberado no dia 10 de Janeiro de 2019, e ainda foi agendado para o mês de Fevereiro deste ano.
“É o tempo de uma de uma criança nascer. Não tem condições de um simples exame demora esse tempo todo, meu filho sente muita dor na barriga, e só agora que foi liberado para a marcação”. Finalizou revoltada a mãe do paciente.
O outro lado
Em nota a Prefeitura disse que, Os exames são referenciados pelas Unidades de Saúde e os que possuem a especificação de urgência prescrita pelos profissionais médicos são atendidos no prazo de até 15 dias.
Já os que não são considerados urgentes, também especificados pelos médicos, são feitos num período de até quatro meses.
Porém a Prefeitura, não respondeu o motivo que levou o paciente ficar o período de nove meses aguardando a liberação para o exame. Veja nota na Integra:
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que no ano de 2018 atendeu a mais de 12 mil solicitações para exames de ultrassonografia abdominal.
Os exames são referenciados pelas Unidades de Saúde e os que possuem a especificação de urgência prescrita pelos profissionais médicos são atendidos no prazo de até 15 dias.
Já os que não são considerados urgentes, também especificados pelos médicos, são feitos num período de até quatro meses.
Veja a data do pedido do exame:
Veja a data em que foi autorizado o exame: