Cuide da mente depois da Covid-19 (em todos os sentidos). O cérebro é um dos órgãos mais sensíveis ao excesso de inflamações pelo corpo e à queda da oxigenação, fator causado pelo vírus.
Um trabalho realizado no Incor com 185 pessoas que contraíram o coronavírus mostrou que 80% manifestaram algum comprometimento cognitivo, como dificuldade de atenção e raciocínio, perda de memória e por aí vai. Esse é o quadro que se vê em ao menos um terço dos sobreviventes que são atendidos no Hospital das Clínicas da USP. De novo, a recomendação é procurar orientação. “Se, depois da doença, você ficar com sonolência excessiva, deve passar por uma avaliação. O mesmo vale se ficar muito desatento, esquecendo as coisas ou trocando palavras”, aponta a neuropsicóloga Lívia Stocco Sanches Valentin, do Incor. Outros trabalhos apontam até para o risco de estresse pós-traumático.
De volta ao eixo, em centros de referência como o HCor e o Hospital das Clínicas, existem programas de reabilitação próprios para a síndrome pós-Covid. Neles, o indivíduo é acompanhado de perto por terapeutas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, médicos etc. Idosos e portadores de doenças de base merecem atenção especial, porque o organismo já debilitado sofre mais com as sequelas. Se for pra ficar com uma mensagem na cabeça, guarde esta: não é normal não estar bem. Cientistas ainda estão verificando se certas sequelas podem ser permanentes, porém a maior parte dos quadros tem se resolvido. Agir rápido e receber a assistência correta faz a diferença.
E como cuidar da mente é importante no pós-covid?
A terapeuta Lucimara Pacheco, que é referência na terapia do autoconhecimento, garante que o indivíduo consegue lidar melhor com alguns dos sintomas da pós-covid como estresse, desmotivação, falta de concentração, quando ele está munido de autoconhecimento. “Quem faz terapia consegue dominar e decifrar os próprios sentimentos, que são comuns em qualquer pós-trauma, e obtém o autoconhecimento necessário para identificar falhas e melhorar a capacidade de driblar emoções e pensamentos ruins. Se no pós-covid o paciente se sente desmotivado em algum aspecto, tanto profissional como pessoal, a terapia com um profissional pode ir além, e ainda ajudar a descobrir possíveis outras raízes por trás da falta de motivação, que muitas vezes atrapalha a vida pessoal e profissional.