Apesar de estarmos no outono, uma estação que traz dias com temperaturas mais amenas, as ondas de calor continuam constantes e, dia após dia, só aumentam. Fato, estamos diariamente sentindo as altas temperaturas na pele. E em Linhares, um outro fato que também chama a atenção, e que gera questionamentos entre os leitores do Norte Notícia é a escassez dos ônibus do transporte público municipal equipados com ar condicionado. “Por que alguns bairros têm e outros não têm”? Questionou um leitor em nosso WhatsApp. Outro leitor disse: “antes até tinha uma linha do meu bairro (Aviso/Araca) com um carro maior, mais novo, equipado com ar condicionado. Eles simplesmente substituíram por um outro carro sem ar, e colocaram um pinguim, mas que não atende a demanda do bairro, principalmente nos horários de pico e de saída das escolas” entre tantos outros questionamentos, vamos listar os principais que chegaram através do nosso WhatsApp:
– Por que a empresa retirou o carro da linha Aviso/Araçá que tinha ar condicionado e mantém somente o pinguim?
– Por que alguns bairros têm ônibus maiores com ar e outros não?
– Como anda o processo de renovação da frota, previsto em lei e em contrato?
Além disso, os usuários reclamam de um outro problema antigo: o sucateamento de alguns ônibus, que estão nas ruas realizando o transporte de passageiros. Como bem questionou um leitor, a empresa cumpre um contrato com o município, e têm seus direitos e obrigações. Algumas dessas obrigações são justamente a ampliação, modernização e substituição da frota, o que aparentemente, de acordo com os usuários do transporte público, não vem ocorrendo. Mas a quem cabe a fiscalização desse tipo de serviço e desses problemas? A princípio é de competência do poder executivo, como parte contratante, fiscalizar e exigir que o contrato de prestação de serviços por parte da empresa do transporte público seja cumprido. Há também a responsabilidade dos vereadores, que podem fiscalizar o contrato como um todo e exigir que o município tome providências. Uma coisa é certa, a tarifa não é barata. Atualmente, andar de ônibus em Linhares é mais caro do que andar de ônibus na Grande Vitória, por exemplo. E lá, todas as linhas de ônibus são equipadas com ar condicionado, Wi-Fi.
Nós questionamos a empresa sobre o quantitativo de veículos em circulação equipados com ar condicionado, perguntamos também sobre os veículos “pinguim” que foram inseridos como parte da frota de ar, mas que não são veículos com capacidade maior de passageiros e também não são equipados com elevador para deficientes físicos, e também, demandamos a prefeitura de Linhares para saber se todas as cláusulas contratuais estão sendo acompanhadas e fiscalizadas, e o que o município tem a dizer sobre a prestação do serviço de transporte público.
Vamos as respostas:
EMPRESA
Contrariando o que afirmam os usuários do transporte Público a empresa enviou uma nota informando que a Viação Joana D´Arc de Linhares tem 80% da frota com ar-condicionado e que no município são 47 carros urbanos com ar condicionado somados a 5 veículos menores chamados de “pinguins”.
A empresa ainda disse que no mês abril, ela adquiriu oito novos ônibus com ar condicionado e com a melhor tecnologia embarcada. O investimento feito pela Viação Joana D´Arc, que possui a concessão, é de R$ 6 milhões.
PREFEITURA
A Prefeitura mais uma vez não respondeu a população.