A Prefeitura de São Mateus confirmou, há cerca de duas semanas, oito casos de escabiose, doença popularmente denominada como sarna humana, em uma escola localizada na região conhecida como km 41, no Norte do Espírito Santo. O surto foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Vigilância Epidemiológica.
Após a identificação dos casos, equipes da vigilância adotaram medidas para controle e tratamento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os alunos vêm sendo monitorados por profissionais. Os familiares dos estudantes também receberam orientações a respeito do tratamento e da prevenção da doença.
Em comunicado, a prefeitura disse que a situação vem sendo monitorada. “O município reforça que a situação está sob controle e que a Vigilância Epidemiológica mantém o monitoramento ativo para evitar novas transmissões. Todas as unidades de saúde foram alertadas para o atendimento e identificação precoce de possíveis novos casos”, enfatizou a administração.
A prefeitura não divulgou informações sobre como a doença teria sido espalhada, nem se os estudantes pertenciam à mesma turma.
Tratamento e prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o tratamento para a escabiose é simples, realizado com medicação tópica à base de permetrina. Os interessados podem encontrar o remédio na rede municipal de saúde. A pasta também alegou que a sarna humana não é uma doença transmitida por animais.

