ATUALIZAÇÃO – Prefeitura divulga nota – Obra da Unidade de Saúde em Bebedouro é paralisada; empresa aponta falta de pagamento da Prefeitura de Linhares
Norte Notícia
Moradores da localidade de Bebedouro e região, em Linhares, foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (19/01) com uma notícia preocupante: uma faixa instalada em frente à obra da Unidade de Saúde informa a paralisação dos trabalhos por falta de pagamento à empresa responsável pela execução.
A construção da unidade teve início em 2024, ainda durante a gestão do então prefeito Bruno Marianelli. Desde então, a obra vinha avançando, porém, conforme a informação exposta na faixa, os serviços foram interrompidos e só deverão ser retomados após a regularização dos pagamentos.
Apurações realizadas pelo Norte Notícia (NN) indicam que a empresa responsável pela obra estaria há cerca de três meses sem receber os valores devidos. O atraso nos repasses teria motivado a paralisação, impactando diretamente moradores que aguardam a conclusão da unidade para atendimento básico de saúde.
A interrupção da obra gera preocupação na comunidade, que depende da estrutura para ampliar o acesso a consultas, atendimentos e serviços essenciais, especialmente em regiões mais afastadas do centro urbano.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão
Diante dos fatos, o Norte Notícia demandou oficialmente a Prefeitura de Linhares, solicitando esclarecimentos sobre os atrasos apontados, bem como um posicionamento sobre a paralisação da obra e a previsão de retomada dos trabalhos.
A Prefeitura de Linhares respondeu a demanda do NN. Na nota o município diz que segue o que prevê a lei e o contrato vigente.
A nota diz que a Prefeitura solicitou a emissão de Nota Fiscal, para pagamento na quinta-feira (15/01), porém a empresa alega atraso de três meses no pagamento. Veja Nota da Prefeitura
Nota na íntegra
NOTA DE IMPRENSA
UNIDADE DE SAÚDE DE BEBEDOURO
Empresa JH Construtora será notificada
A Prefeitura de Linhares lamenta a paralisação das obras da Unidade Básica de Saúde do distrito de Bebedouro.
A atitude da empresa responsável pela obra não condiz com a realidade e muito menos com a transparência que a gestão norteia as suas ações.
Os pagamentos para a empresa JH Construtora segue o que prevê a lei e o contrato vigente.
Por isto, a Prefeitura vêm a público esclarecer que:
Na quinta-feira, dia 15, às 15 horas e 11 minutos, a secretaria municipal de Obras, que é a responsável pela fiscalização do contrato, solicitou à empresa a emissão de Nota Fiscal para o pagamento de todas as medições aptas ao pagamento, que já estava empenhado.
A resposta da empresa foi de que o computador da empresa estava com problemas e dificuldades de emissão da Nota Fiscal.
A Nota Fiscal com o devido valor só foi enviada na sexta-feira, dia 16.
Ao verificar a documentação da empresa, a secretaria municipal de Finanças constatou que a JH Construtora estava com pendências federais, isto é, com dívidas com a União, o que impede o pagamento por parte da Prefeitura.
A construtora não estava em dia com a certidão negativa de débitos.
A empresa prometeu regularizar a situação o que aconteceu no sábado (17) pela manhã, dia da semana em que não há expediente na Prefeitura de Linhares.
Por este motivo, o pagamento à referida empresa será efetuado nesta segunda-feira, dia 19, e a Prefeitura espera que as obras da Unidade de Saúde de Bebedouro sejam imediatamente retomadas.
A Prefeitura de Linhares lamenta que a empresa tenha adotado tal postura.
A secretaria municipal de Obras, que é a pasta responsável pela fiscalização da obra, irá notificar a empresa JH Construtora.
Além da Unidade de Saúde de Bebedouro, a Prefeitura de Linhares constrói outras 6 unidades de saúde nas localidades de Movelar, Canivete, Baixo Quartel, Interlagos, Chapadão das Palminhas e Pontal do Ipiranga, com investimentos que superam R$ 28 milhões.
O Norte Notícia deixa o espaço aberto para a empresa JH Construtora, caso queira se posicionar diante da Nota divulgada
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.