O paciente que está com suspeita de infecção pelo coronavírus em Aracruz, no Norte do Estado, passará por exames nesta quinta-feira (27/02).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o homem de 25 anos está em isolamento domiciliar, como pede o protocolo adotado no Brasil.
O rapaz apresentou febre, coriza e dores musculares após voltar de viagem para Singapura. Ainda segundo a Sesa, ele tem quadro clínico leve, sem sinais de gravidade, por isso segue sendo monitorado em casa.
O procedimento de investigação foi iniciado nesta quarta-feira (26), por volta das 15 horas.
Primeira suspeita descartada
O primeiro caso suspeito de coronavírus no Espírito Santo foi descartado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (26). De acordo com a Sesa, o homem está infectado com Influenza A, um tipo de gripe.
Na última terça-feira (25), o paciente foi encaminhado para tratamento no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, onde há melhor estrutura para o tratamento de casos mais graves.
Antes de ir para lá, o paciente deu entrada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, também no município, por volta das 19 horas esta terça, conforma informações fornecidas por funcionários à equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV.
Plano de contingência
Desde o início dos primeiros casos de Coronavírus na China, o Espírito Santo elaborou um plano de contingência para evitar a circulação do vírus no Estado. Entre as definições apresentadas estão a definição dos hospitais de referência, que serão o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, que é referência em atendimento pediátrico, e o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, que tem a expertise de atendimento a casos graves.