Como sempre, ficou para cima da hora. O Cartório Eleitoral de Linhares, no bairro Colina, registrou uma fila nesta quarta-feira, dia 8 de maio, último dia para regularização do título de quem pretende votar nas eleições municipais deste ano. Desde o fim de semana, o local chegou a ter plantão para atender o eleitor, mas as pessoas mostraram mesmo que deixam tudo para a última hora.
Nesta quarta-feira, o horário especial foi das 9h às 18h, com atendimento por ordem de chegada.
Aqueles que estiverem com o título de eleitor regularizado, mesmo que não tenham feito a biometria, vão conseguir votar normalmente no dia 6 de outubro, já que ela ainda não é obrigatória no Espírito Santo.
NÃO REGULARIZEI MEU TÍTULO. E AGORA?
Foi encerrado nesta quarta-feira, dia 8, o período para regularização e transferência do título eleitoral e da emissão da primeira via antes das próximas eleições, em outubro deste ano. Essa limitação acontece porque o prazo de cadastro eleitoral deve ser encerrado 150 dias antes do pleito, para que a Justiça Eleitoral saiba quantos eleitores irão votar e organizar os locais.
Após esse período, quem segue sem regularizar a situação só poderá fazer isso a partir de novembro deste ano. O processo de normalização do título ficará aberto, então, até maio de 2026.
Além de não poder participar do pleito eleitoral, a pendência pode acarretar restrições, como impossibilidade de tirar o passaporte, se matricular em unidades de ensino superior, assumir vagas em concursos públicos ou pegar empréstimos bancários em bancos oficiais.
É possível normalizar on-line a situação em caso de título cancelado, através do autoatendimento eleitoral do TRE. É preciso preencher um formulário, enviar digitalmente os documentos solicitados e, após isso, acompanhar a solicitação pelo número do protocolo.