Dois dias após o trágico acidente que deixou cinco mortos em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, Brendo Félix Gaigher, de 30 anos, foi liberado da prisão após uma audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (23/12). Segundo sua defesa, a Justiça entendeu que não haviam fatores necessários para justificar a prisão preventiva, concedendo liberdade provisória sem fiança.
O acidente ocorreu na madrugada de sábado (21/12), na Rodovia Othovarino Duarte Santos, em Guriri. A colisão envolveu um Jeep Compass, conduzido por Brendo, e um Ford Ka, onde estavam todas as vítimas: pai, mãe, filho e dois jovens amigos da família. Todos morreram no local.
De acordo com informações da Polícia Militar, Brendo se recusou a realizar o teste do bafômetro, mas não apresentava sinais visíveis de embriaguez. O próprio motorista teria acionado o Corpo de Bombeiros para prestar socorro. Ainda assim, ele foi autuado em flagrante pela Polícia Civil sob a acusação de “cinco homicídios culposos na direção de veículo, majorado por não prestar socorro, em concurso formal”, sendo encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de São Mateus.
A defesa do motorista contesta a acusação de omissão de socorro, afirmando que ele deixou o local do acidente temporariamente por medo de represálias, mas que tomou as providências necessárias para o atendimento. “O condutor fez contato com as autoridades e acionou os socorros. A alegada omissão não ocorreu”, declarou a defesa.
A audiência de custódia, realizada nesta segunda-feira, contou com manifestações favoráveis à liberdade de Brendo tanto pela defesa quanto pelo Ministério Público. Segundo os advogados, não estavam presentes os requisitos autorizadores da prisão preventiva. Com isso, a Justiça optou pela liberdade provisória sem a imposição de fiança.
Em nota, os advogados do condutor afirmaram: “Lamentamos profundamente a tragédia ocorrida e nos solidarizamos com os familiares e amigos das vítimas”. O caso segue em investigação para apurar as circunstâncias do acidente e eventuais responsabilidades.
Veja nota da defesa enviada ao Norte Notícia:
NOTA
Em contato com a defesa técnica de Brendo Félix Gaigher representada pelos advogados criminalistas Dr. Júnior Mendonça, Eliezer Palmares, Natalia Zanotti e Juciane Quiuqui, nos informaram que Brendo foi submetido a audiência de custódia na data de hoje, onde estavam presentes o Ministério Público, a defesa e a Juíza, representando o Poder Judiciário.
O Ministério Público e a defesa, em suas falas, se manifestaram favorável a liberdade de Brendo, diante de não estarem presentes os requisitos autorizadores da prisão preventiva, somado ao fato de Brendo não ter apresentado sinais de embriaguez, ter feito contato com corpo de bombeiros e a Policia Militar, além de não ter se evadido do local.
Desse modo, a justiça entendeu que Brendo não preenche os requisitos para prisão preventiva e concedeu a liberdade provisória sem fiança.
A defesa, neste ato, mais uma vez reitera, que lamenta a tragédia ocorrida, se solidarizando com os familiares e amigos das vitimas.
Fotos das vítimas