Na manhã desta segunda-feira (20/05), a equipe de reportagem do Norte Noticia foi procurada por moradores de varias ruas e avenidas da localidade de Bebedouro, interior da cidade de Linhares. Eles reclamam da coleta do lixo urbano da cidade e da sua forma de recolhimento.
Uma moradora que não quis ser identificada reclama da forma de como os garis deixam os lixos amontoados nas esquinas e diz que está errado, pois eles demoram em passar para recolher, fazendo com que os animais rasguem e sujem o local. Os moradores colocam os lixos nas lixeiras e coletores, mas vem um funcionário, da empresa que recolhe o lixo, tira e amontoam nas esquinas. “Eles pedem para não sujar a cidade, mas eles mesmos sujam, jogando os lixos no chão”, relata à moradora.
Outro morador disse que o lixo fica nas lixeiras o recolhedor passa pela manhã, colocando o lixo no chão e o carro só vem fazer o recolhimento à tarde.
Nossa reportagem demandou ao setor de comunicação da Prefeitura de Linhares a respeito do assunto que se manifestou através de nota:
“A secretaria de obras e serviços urbanos informa que os serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos é realizado diariamente no período matutino e, que este procedimento de recolhimento é utilizado na operação da coleta e, antecede em no máximo 01 hora da coleta de resíduos.
A secretaria pede o apoio da população no sentido de seguir o cronograma e os horários do descarte.
A Prefeitura de Linhares informa que está em curso procedimento licitatório na modalidade concorrência pública para a contratação de empresa especializada para execução dos serviços de limpeza pública urbana no Município.”
O Norte Noticia também procurou saber da municipalidade a respeito do contrato com a empresa que faz o serviço de recolhimento do lixo. Questionando se o processo de contratação continuava em estado de emergência e o valor do contrato, mas a resposta em relação a esses assuntos não foi dada.