Chamou a atenção uma observação feita por um morador de Linhares que acessa o site Norte Noticia. Ele, que não será identificado preservando nossa fonte, afirmou que viu com reservas algumas críticas feitas aos moradores que saíram para fazer caminhadas nos Três Barras, ou se aglomeraram nas filas de bancos. Disse esse morador: “nós estamos isolados, porém temos a necessidade de ir ao banco e até fazer exercícios, o que pode ocorrer no momento errado sim. Porém algumas ações do poder executivo nos chamam a atenção para uma aparente irresponsabilidade: a de trabalhadores de empresas contratadas pela própria prefeitura que estão nas ruas, aglomerados, sem proteção devida, trabalhando normalmente. Seria uma ordem do prefeito Guerino Zanon, não paralisar as obras?” Pergunta o leitor.
Com base nessas afirmações, quase em tom de desabafo, nós fomos às ruas para ver se, realmente, procede à informação. Nossa reportagem também flagrou homens de empresas que prestam serviços para a municipalidade realizando obras em grupos e sem proteção contra o Covid 19. Daí a pergunta do morador fez sentido: ao mesmo tempo em que a prefeitura pede o isolamento ela é responsável pelos funcionários aglomerados nas obras, chamadas de eleitoreiras, por alguns de nossos leitores. Nos também perguntamos: é pra isolar ou não? Se muitos estão parados para evitar aglomerações, porque a prefeitura não interrompeu essas obras para proteger esses profissionais e seus familiares?
Nós, em outra reportagem, neste mesmo sentido perguntamos a prefeitura sobre o assunto e ela respondeu por meio de nota:
NOTA
Em função da situação pública e notória decorrente da pandemia do novo coronavírus, bem como as orientações dos órgãos de saúde e vigilância sanitária, no sentido de que sejam adotadas medidas a conter a propagação do vírus, a secretaria de obras e serviços urbanos orientou aos contratados quanto a importância de adoção de providências no sentido de resguardar o direito à vida e a saúde de seus colaboradores, orientando quanto aos cuidados com a correta higienização das mãos e objetos, a necessidade de divisão das equipes de trabalho, de forma a manter distância mínima entre os colaboradores, bem como o escalonamento dos horários de entrada, saída, café e almoço, a fim de evitar aglomeração de pessoas.
No caso específico das obras de reabilitação de vias urbanas, estas são divididas em etapas, as quais podem ser paralisadas. Entretanto, podemos citar a etapa de drenagem pluvial, em fase de execução, que não tem as redes interligadas. A paralisação nesta fase aumenta o risco de alagamentos e de perda dos serviços já executados.
As obras dos demais segmentos poderão ser paralisadas assim que as etapas já iniciadas forem concluídas, pois no estágio atual há risco de acidentes.
Aos trabalhadores do grupo de risco (maiores de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, tais como diabetes e hipertensão), orientou-se o afastamento dos postos de trabalho, no intuito de possibilitar o isolamento social, conforme orientação dos órgãos de saúde.
Neste período não serão iniciadas novas etapas ou obras.