Ícone do site Norte Notícia

Mais de 40% dos testes rápidos para dengue realizados em Linhares são positivos. O município registrou até o momento três óbitos

Mais de 40% dos testes rápidos para dengue realizados em Linhares são positivos. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, até o momento já foram realizados 340 exames rápidos. Os testes começaram a ser realizados no último dia 6 de março.

Deste total, 143 atestaram positivos e 197 foram descartados – ou seja, não foram identificadas as proteínas que confirmam a doença. O número de testes positivos é alto, mas é importante ressaltar que a testagem nesse formato visa investigar a doença em um número maior de pessoas, em menor tempo.

O teste é rápido e simples: com uma gota de sangue é possível saber, em 20 minutos, se a pessoa tem uma destas doenças, o que agiliza o tratamento e recuperação do paciente, além de nortear a necessidade de investigar outras patologias, caso o teste rápido dê resultado negativo.

Os testes estão sendo possíveis porque a Prefeitura investiu na compra de quase 28 mil testes rápidos para detectar dengue, zika e chikungunya, disponíveis em 10 unidades de saúde: Planalto, Bebedouro, Caic (Interlagos), Interlagos II, Santa Cruz, Canivete, Aviso, Lagoa do Meio, Três Barras e São José, além do Hospital Geral de Linhares (HGL), da UPA Infantil 24 horas, no bairro Shell, e da Vigilância Epidemiológica, que fica na sede da Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina.

ANÚNCIO

A estratégia de teste rápido é importante na prevenção da dengue, permitindo que as autoridades ajam com mais precisão em áreas de alta incidência da doença. Ao agir antecipadamente antes do pico da epidemia, a transmissão pode ser bloqueada e o risco de uma grande disseminação da doença pode ser reduzido.

Até o momento, Linhares já registrou 1.578 casos da doença e outros 576 estão em investigação aguardando resultado. Três óbitos foram confirmados.

Foto – Secom/Linhares
Foto – Secom/Linhares
Sair da versão mobile