Ícone do site Norte Notícia

Mais de 226 mil famílias de Linhares e de mais 9 cidades do ES têm direito a desconto na fatura de energia, mas ainda não utilizam o benefício

Milhares de capixabas têm direito a economizar até 65% na conta de energia, mas não estão utilizando o benefício. Relatório recente da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, mostra que mais de 226 mil famílias se enquadram nos critérios da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas não usufruem do benefício porque não estão cadastradas.

Para ser incluído na Tarifa Social de Energia Elétrica, o cliente deve atender algum dos critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Entre eles, é possuir o NIS (Número de Identificação Social) ativo e atualizado no CadÚnico, a renda familiar per capita (por pessoa) menor ou igual a meio salário-mínimo e, no caso de idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, ter o número do benefício BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) atualizado.

Atualmente, mais de 290 mil famílias já utilizam a Tarifa Social no estado, sendo que boa parte desses cadastros são resultantes do trabalho de busca ativa da EDP, que só em 2024, por exemplo, conseguiu incluir mais de 93 mil clientes na lista de beneficiários.

“Seguimos atuando diariamente para ampliar o número de capixabas com acesso a esse benefício, seja pelos canais de atendimento, agências e ações nas comunidades”, reforça Adilson Herzog, gestor da EDP. Para se ter uma noção, apenas na Grande Vitória, mais de 100 mil usuários têm direito ao benefício e ainda não se cadastraram.

Estratégias

Para alcançar as famílias potenciais a receber o benefício, a EDP atua em duas frentes. Em uma delas, a Distribuidora realiza o cadastramento automático de moradores da área de concessão que são titulares na conta de energia e ingressam nos programas sociais do Governo Federal a partir do cruzamento de dados com o CadÚnico.

Outro foco são ações de incentivo junto às comunidades. São iniciativas em locais com alto potencial de cadastramento, incluindo visitas educativas porta a porta, realizadas por técnicos que integram o programa Agentes da Boa Energia, além do atendimento geral volante da população, por meio da Van da Boa Energia. A parceria com as prefeituras também é essencial para a garantia do direito à população, com iniciativas junto às unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) das cidades da área de atuação.

Os clientes que desejarem fazer a atualização cadastral, por conta do número da instalação elétrica da residência não estar vinculado à pessoa inscrita no CadÚnico, podem realizar o atendimento pelo portal da EDP, www.edp.com.br/tarifasocial, pelo WhatsApp (27) 99772-2549 ou através do 0800 721 0707, informando o número da instalação e os dados referente ao CadÚnico. Com a validação das informações, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura. Vale lembrar que, para o recebimento do benefício, não é obrigatório o membro familiar ser o titular da conta de energia, basta apenas informar o vínculo com o imóvel.

Municípios com mais clientes que podem se cadastrar na Tarifa Social

Serra

29.869

Cariacica

26.459

Vila Velha

20.336

Vitória

18.777

São Mateus

10.336

Cachoeiro de Itapemirim

10.006

Guarapari

6.315

Itapemirim

5.836

Viana

5.812

Linhares

5.643

 

Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que concede desconto de até 65% no consumo de energia. O objetivo da Tarifa Social de Energia Elétrica é garantir o benefício do desconto na conta de luz às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e o desconto é escalonado por faixa de consumo, sendo calculado de modo acumulativo, conforme a tabela abaixo:

FAIXA DE CONSUMO

DESCONTO

Até 30 kWh/mês

65%

De 31 a 100 kWh/mês

40%

De 101 a 220 kWh/mês

10%

 Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

 Para saber a renda per capita, é preciso somar todos os rendimentos recebidos pela família e dividir o valor total pelo número de integrantes, chegando ao valor final.

 Em caso de dúvidas, a EDP orienta a entrar em contato pelos canais de atendimento:

       

O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:

* WhatsApp: (27) 9 9527-2726

* E-mail: nortenoticia01@gmail.com

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile