Já começaram as obras, da Usina Fotovoltaica (UFV) Juparanã, que será a maior unidade geradora de energia solar do Estado do Espírito Santo, com capacidade instalada de 71 MW. O Grupo Marca, dono da Marca Ambiental, vai construir. O investimento é de R$ 22 milhões. Liberum Energia e Aevo Energia Solar são sócias da Marca no empreendimento. A previsão é que tudo esteja em operação no mês de maio de 2024.
O empreendimento já possui mais de mil clientes, que estão na fila para comprar a energia, que é mais barata que energia da rede.
A área em que será construída a usina é de 70 mil metros e fica localizada ao lado do aterro sanitário da empresa, que fica em Rio Quartel, zona rural de Linhares.
A usina de Linhares não ficará em cima de um aterro já utilizado, mas servirá como curva de aprendizagem para o grupo. Em outra iniciativa na direção de produzir energia renovável a partir dos resíduos recolhidos, a Marca anunciou a decisão de construir uma fábrica de biometano em Cariacica. Um investimento de R$ 50 milhões.