Ícone do site Norte Notícia

Linhares registra duas mortes e 1.240 casos de dengue. Vigilância Ambiental intensifica ações de combate a doença

Foto - Secom/Linhares

O número de casos de dengue continua preocupando as autoridades de saúde do Município. De acordo com os dados do último boletim da Vigilância Ambiental, atualmente, Linhares registra 1.240 casos confirmados da doença e 439 em investigação aguardando resultados. Desse total, foram registrados dois óbitos por dengue, sendo um no bairro Conjunto Juparanã e outro no bairro Novo Horizonte.

ANÚNCIO

Os bairros com mais casos confirmados são: Planalto, Interlagos, Santa Cruz, Bebedouro, Centro, Aviso, Araçá, Canivete e Novo Horizonte.  Com relação ao mesmo período do ano passado, foram registrados 193 casos de dengue no município. O percentual de crescimento do índice de confirmação da doença é de 642%.  

O dado que mais alarma as equipes de agentes de endemias: mais de 80% dos focos do mosquito está dentro das residências. Diante desse problema, os agentes intensificam as ações de combate à doença nos domicílios.  As visitas são para controle da proliferação dos mosquitos, por meio do tratamento larvário e aplicação de inseticida perifocal.

No mês de fevereiro, os profissionais visitaram mais de 19 mil imóveis. Para este mês, a estimativa é que mais de 25 mil imóveis sejam vistoriados.

A orientação é que as pessoas identifiquem o profissional, que sempre utiliza uniforme completo, no e permitam que ele entre em suas casas para executar os trabalhos de combate ao Aedes aegypti.

Testes rápidos

Com o avanço da doença no Município, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, investiu na compra de 27.900 mil testes rápidos para detectar dengue, zika e chikungunya. O material foi distribuído entre 10 unidades de saúde: Planalto, Bebedouro, Caic (Interlagos), Interlagos II, Santa Cruz, Canivete, Aviso, Lagoa do Meio, Três Barras e São José.

Além das 10 unidades de saúde, os testes também estão disponíveis no Hospital Geral de Linhares (HGL), na UPA Infantil 24 horas, no bairro Shell, e na Vigilância Epidemiológica, que fica na sede da Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina.

Em todos estes locais, profissionais de saúde estão capacitados para fazer os exames em todos os 13 pontos definidos pela secretaria municipal de Saúde.

Com uma gota de sangue é possível saber, em 20 minutos, se a pessoa tem uma destas doenças, o que agiliza o tratamento e recuperação do paciente, além de nortear a necessidade de investigar outras patologias, caso o teste rápido dê resultado negativo.

O teste rápido é uma estratégia importante de prevenção da dengue porque o poder público consegue atuar com mais precisão nas regiões onde há maior incidência da doença. Iniciar essa ação antes do período de grande incidência da doença, ajuda a bloquear a transmissão e reduzir os riscos de epidemia.

NOTA DA PREFEITURA DE LINHARES

“A Vigilância Sanitária de Linhares informa que foram confirmadas a causa da morte de dois pacientes como dengue.

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares informa que uma criança atendida na UPA Infantil, no bairro Shell, foi transferida para o Hospital São José, em Colatina, com quadro confirmado de dengue, com sinais de alarme.”

Sair da versão mobile