O município de Linhares já contabilizou 17 denúncias de propaganda eleitoral irregular por meio do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. A maior parte das queixas envolve candidatos a vereador, com algumas também direcionadas a candidatos a prefeito. O aplicativo permite que eleitores denunciem práticas irregulares, como distribuição de materiais proibidos ou propaganda fora do período permitido.
Além de Linhares, outras duas cidades da região, Rio Bananal e Sooretama, também registraram denúncias. Em todo o Espírito Santo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já somou 982 queixas na plataforma até esta segunda-feira (9). As denúncias são encaminhadas às zonas eleitorais responsáveis, que analisam os casos e tomam as devidas providências.
Com a proximidade das eleições municipais de 2024, a expectativa é de que o número de denúncias aumente, à medida que as campanhas se intensificam. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) reforça a importância de seguir as regras para garantir um processo eleitoral justo e transparente.
Além disso, o Pardal também direciona os usuários para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), que combate a desinformação nas eleições. Outra alternativa é denunciar desinformação pelo SOS Voto, ligando para o número 1491.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.