Ícone do site Norte Notícia

Linhares realiza Dia D de vacinação contra a gripe e dengue neste sábado (13)

O sábado em Linhares vai ser de prevenção. A prefeitura, por  meio da secretaria Municipal de  Saúde,  promove neste sábado (13), das 08 às 16h, o Dia D de vacinação contra a gripe e a dengue. Para se vacinar é preciso levar a carteira de vacinação, juntamente com um documento (CPF ou cartão do SUS).

As doses das duas vacinas serão aplicadas nas salas de vacinação das unidades dos bairros: Interlagos 1 e 2, Conceição, Aviso, Planalto, BHN, Canivete, Bebedouro, Santa Cruz, Lagoa do Meio e Unidade Sanitária Linhares (USL), no bairro Colina.

ANÚNCIO

Podem tomar a vacina da dengue crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde, que define o público-alvo a ser vacinado. Crianças e adolescentes que tiveram dengue a menos de seis meses não podem se vacinar.  O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Já a vacina da gripe é para todos os grupos prioritários.

“O Dia D de vacinação é uma oportunidade para aquelas pessoas que têm dificuldade de ir ou de levar as crianças até uma unidade de saúde durante a semana. Nosso objetivo é facilitar o acesso da população aos imunizantes. É muito importante que as pessoas tomem as vacinas, para evitar os casos graves, tanto da gripe, quanto da dengue, o que leva à internação e, em alguns casos, à morte”, explica Sonia Dalmolin, secretária de Saúde.

Grupos prioritários para vacina da gripe
Os grupos prioritários para vacinação contra a influenza são formados por crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com comorbidades, adolescentes em medidas socioeducativas e população privada de liberdade, funcionários do sistema carcerário, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso e trabalhadores portuários.

Sair da versão mobile