Ícone do site Norte Notícia

Linhares ganha nova vereadora, e novo secretário de cultura e turismo. Saiba quem são

Para quem acompanha as sessões da Câmara de Vereadores de Linhares diretamente do plenário Antenor Elias, sabe que o Linharense é um grande entusiasta quando o assunto na roda de amigos é política.

 

O clima de eleições já se instalou na cidade e está bem quente na câmara. Quando as atividades parlamentares retornarem em fevereiro, com o fim do recesso legislativo, a Câmara contará com duas vereadoras figurando o posto de representantes da força da mulher linharense na casa de leis. Isso porque o vereador Roque Chile foi convocado pelo prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, para ser o novo Secretário Municipal de Cultura e Turismo da cidade. Como se trata de uma convocação, e ao que tudo indica sem contestação do convocado, a primeira suplente do peessedebista, Pamela Maia, deve assumir a cadeira deixada por Roque.

 

No ofício enviado à câmara, o prefeito informa que Roque Chile deve assumir o novo cargo a partir desta quinta-feira, 19 de janeiro.

E vai se confirmando a dança das cadeiras anunciada pelo site Norte Notícia em dezembro de 2022, quando houve a eleição para o novo comando da casa de leis para este segundo biênio (2023-2024).

 

Eleições 2024

 

Essas danças das cadeiras tem um motivo. A campanha política, aquela em que as lideranças vão costurando suas bases partidárias, unindo seus correligionários e articulando seus abrigos, já começou. Não é cedo para dizer que as eleições de 2024 já estão sendo tratadas nos bastidores, tanto na câmara quanto na prefeitura e até mesmo entre aqueles que não tem cargo algum e almejam um cargo eletivo no município de Linhares. Prova disso são justamente os últimos fatos que vêm ocorrendo na cidade, e que a população ainda não se deu conta.

Roque Chile – Ex-presidente da Câmara de Vereadores, futuro secretário de Cultura e Turismo de Linhares

 

 

Primeiro: Houve o que podemos chamar de inversão do maior poder dentro da câmara. O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, havia herdado de seu padrinho político, o ex-prefeito Guerino Zanon, a maioria no número de vereadores que faziam a chamada base do prefeito dentro da câmara. Essa inversão colocou o chamado “G-10” como o grupo de vereadores com a maioria, e situados como uma espécie de “oposição mais pacífica” sendo liderados pelo vereador Wellington Vicentini como atual presidente.

Clique aqui e relembre a matéria que fala sobre a formação do chamado “G-10”

Vereadores registram chapa para concorrer à presidência da câmara para o mandato 2023-2024

 

Segundo: Na sessão especial do dia 13/12/2022 que tornou Wellington Vicentini presidente da Câmara, o único que votou contra o nome de Vicentini foi o ex-presidente e agora futuro secretário de cultura e turismo, Roque Chile. Ao encerrar a sessão especial, em sua fala, Roque disse ser “a favor da alternância de poder”, e  isso deve ser bem verdade, visto que  ao aceitar a convocação para ser secretário, Roque presenteou Pamela com uma cadeira, fazendo com que ela retorne à casa de leis, onde deve ficar até às vésperas das eleições de 2024, quando provavelmente Roque deixará de ser secretário de cultura e turismo e novamente retorna à câmara para cumprir com o processo de desincompatibilização, caso queira tentar uma reeleição.

 

Clique aqui e confira os detalhes de como foi a posse do novo presidente da câmara para o biênio (2023-2024)

Wellington Vicentini é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Linhares

Terceiro: Essa dança das cadeiras como havia sido prevista pelo site Norte Notícia para acontecer este ano, é uma manobra administrativa que visa pavimentar os apoios políticos para a eleição de 2024, onde é notório que Bruno Marianelli deve se candidatar para tentar uma reeleição como prefeito. Aliás, ao que tudo indica, mais dança das cadeiras e nomeações surpresa deverão ocorrer em breve.

ANÚNCIO
Pamela Maia – Suplente deverá assumir vaga deixada por Roque

 

 

Agora é esperar para ver as próximas nomeações, convocações, exonerações que quase sempre não são acompanhadas de uma justificativa de seus propósitos para a população Linharense, que precisa decifrar o verdadeiro significado disso tudo. 

Sair da versão mobile