Ícone do site Norte Notícia

Linhares é o 6º município do ES de casos confirmados da covid-19. Prefeitura diz ter feito mais de 30 mil atendimentos no HGL nos últimos seis meses

O município de Linhares ocupa a 6ª colocação no estado do Espirito Santo, de casos confirmados para a covid-19, com 12.610 casos confirmados e 180 óbitos em decorrência da doença.

A prefeitura divulgou nesta quinta-feira (07/12), uma espécie de resumo dos atendimentos realizados no município na pandemia até o momento. Veja:

“Linhares ultrapassou a marca de mais de 40 mil testes para diagnosticar a Covid-19 em toda a rede de saúde do município, desde o início da pandemia. Somente na unidade sentinela, que funciona anexo ao Pronto-Socorro do Hospital Geral de Linhares ( HGL), foram quase 30 mil atendimentos a pacientes suspeitos da Covid-19 e 14 mil testes realizados nos últimos 6 meses. Os dados foram divulgados pela secretaria municipal de Saúde.

Somente no mês de dezembro, foram realizados 9.605 atendimentos na Unidade Sentinela e 4.936 pacientes foram submetidos ao teste para diagnosticar a Covid-19. Deste total, 2.189 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus, o que representa um índice de 44% de positivação.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que o Município tem trabalhado com a estratégia de ampla testagem, a maior do Espírito Santo, o que permite as equipes de saúde fazerem as barreiras pontuais de acordo com a evolução de casos. O prefeito pontua que os testes rápidos são fundamentais nesse olhar clínico sobre a doença.

“A testagem é uma das nossas principais estratégias para o enfrentamento da Covid-19. Foi uma linha que determinamos logo no começo da pandemia e que nos organizamos para executar porque garante mais eficiência às ações de combate à doença”, afirma o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explica que a testagem garante o diagnóstico precoce e o isolamento dos casos positivos e rastreio de contatos dos casos registrados em todo Município. “Além do distanciamento social, a ampla testagem, em pacientes suspeitos, para o diagnóstico da Covid-19 é a  maneira mais eficaz para diminuir a disseminação do vírus enquanto ainda não há vacina disponível”, diz o secretário.

ENFRENTAMENTO ÁGIL – Para a diretora municipal da Vigilância Epidemiológica, Jackelene Ramos, a marca de mais 40 mil testes realizados no ano de 2020, em uma população de 180 mil habitantes, confirma o esforço da Prefeitura de Linhares para fazer um enfrentamento ágil e eficiente à doença.

Jackelene explica que a ampla testagem permite o mapeamento ainda mais detalhado do comportamento do vírus em Linhares, além de eventual implementação de novas medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção.

“As pesquisas sorológicas ajudam na investigação de um surto em andamento e na extensão da epidemia em determinado território”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica. “Essa ferramenta para auxílio no diagnóstico ajuda a manter a indicação do isolamento de pessoas com síndromes gripais, autoriza retorno de servidores às atividades laborais e traça um perfil da fração da população para subsidiar políticas públicas”.

Ela também pontua que a estratégia da ampla testagem adotada pela Prefeitura, é de extrema importância, pois garante que o Município consiga diagnosticar o maior número de pacientes doentes e agir com as medidas de contenção para a não propagação da doença.

COMO FUNCIONAM – Como a Covid-19 exige notificação imediata, os resultados individuais de todos os testes rápidos são informados ao Governo do Estado do Espírito Santo, positivos ou negativos.

NÚMEROS – De acordo com o Painel Covid-19 do Governo do Estado do Espírito Santo, Linhares tem 12.538 casos confirmados da doença, 11.902 pacientes curados clinicamente e 180 óbitos. Até a manhã desta quarta-feira (6), o Município registrava 456 casos ativos da doença.

ESTATÍSTICAS – De acordo com as informações da secretaria municipal de Saúde, os dados de atendimentos e realização de testes na Unidade Sentinela do Hospital Geral de Linhares (HGL).

Mês de Julho

Quantidade de Atendimentos: 2.299

Testes Realizados: 1.290

Testes Positivos: 392 (30,39% de casos positivados)

Mês de Agosto

Quantidade de Atendimentos: 3.384

Testes Realizados: 1.663

Testes Positivos: 507 (30,49% de casos positivados)

Mês de Setembro

Quantidade de Atendimentos: 3.739

Testes Realizados: 1.248

Testes Positivos: 295 (23,64% de casos positivados)

Mês de Outubro

Quantidade de Atendimentos: 3.461

Testes Realizados: 1.792

Testes Positivos: 408 (22,77% de casos positivados)

Mês de Novembro

Quantidade de Atendimentos: 6.670

Testes Realizados: 3.359

Testes Positivos: 1.160 (34,53% de casos positivados)

Mês de Dezembro

Quantidade de Atendimentos: 9.605

Testes Realizados: 4.936

Testes Positivos: 2.189 (44,35% de casos positivados)

Total dos últimos 6 meses:

ANÚNCIO

Quantidade de Atendimentos: 29.158

Testes Realizados: 14.288

Testes Positivos: 4.951 (34,65% de casos positivados)”.

 

Foto – SECOM

Sair da versão mobile