O novo mapa de risco para o Espírito Santo foi divulgado no início da noite desta sexta-feira (02/04), pelo governador Renato Casagrande. A nova classificação traz 37 cidades no risco extremo. A cidade de Linhares está nesta classificação.
O novo mapa de risco passa a valer a partir da próxima segunda (5) e traz ainda 39 municípios no risco alto e outros dois em risco moderado. Não há cidades em risco baixo.
O governador Renato Casagrande informou que as cidades da Grande Vitória (Vila Velha, Vitória, Serra, Cariacica e Viana) foram analisadas para a confecção do mapa como se fosse um município só.
“Temos um mapa praticamente todo vermelho e roxo, com dois municípios em amarelo. Isso mostra a gravidade da situação e a intensidade da doença e do contágio no Espírito Santo”, disse o governador sobre a quantidade de cidades em risco extremo (cor roxa) e alto (vermelho).
As cidades classificadas no risco extremo, que é o caso de Linhares, “o comércio vai funcionar três dias da semana – na quarta, quinta e sexta de 10 horas às 18 horas, shoppings de 12 horas às 20 horas e serviços a partir das 9 horas”. Disse o governador.
Segundo ele, de sábado até terça, essas atividades ficam fechadas para que se tenha um maior isolamento das pessoas e menor interação.
“O supermercado vai funcionar até 20 horas e fechado aos domingos e feriados. O sinal é claro, depois das 20 horas, temos que ter recolhimento efetivo para as nossas casas para reduzir a interação”, afirmou.
No risco alto, os bares seguem fechados, segundo o governador. Já os restaurantes, podem funcionar até às 16 horas. “O comércio de rua funciona de 10h às18h, são 8 horas de funcionamento. Os shoppings funcionam das 12h às 20h”, explicou o governador.
No domingo, nenhuma atividade, que não seja essencial, não pode funcionar.
Com informações do Tribuna Online.