Um grande susto e até desespero, foi o que passou cerca de trinta pessoas, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças, que estavam na noite desta terça-feira (01/08), no templo da Igreja Católica Santa Terezinha, no bairro Jardim Laguna, em Linhares.
A ocorrência da Polícia Militar narra que uma guarnição a bordo da RP-4895 foi acionada e chegando ao local, testemunhas contaram para os militares que um homem seminu, invadiu primeiramente as dependências do anexo do centro catequético da Igreja Católica Santa Teresinha enquanto ali se encontravam vários jovens, adolescentes e crianças sendo catequizadas e logo depois durante a realização de celebrações religiosas, missa, onde se encontravam cerca de trinta pessoas congregadas o indivíduo invadiu e vandalizando duas imagens que estavam no local, sendo uma delas a estátua de um anjo, que teve suas asas arrancadas, dentro do espaço conhecido como, Santos dos Santos, é a outra uma imagem da virgem Maria, que teve o seu rosário arrancado das mãos, partido é jogado no chão da nave da igreja, o que causou um estado de aflição, medo, desespero e pânico entre as pessoas que estavam no local.
Após ouvir as informações e de posse das características do suspeito, os militares realizaram buscas e localizaram o indivíduo que tentou fugir da guarnição, pelas ruas que ficam próximas à Igreja. Os militares deram ordem de abordagem, mas foi desobedecida pelo elemento, que ainda ofereceu resistência física à abordagem e desobedecendo as ordens de parada e posicionamento para revista, sendo necessário o emprego de técnica de algemação. O indivíduo foi identificado como, Lucas Santos de Jesus, 25 anos de idade.
A guarnição ao realizar consulta no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi constatado um mandado de prisão em desfavor do invasor.
Sendo o mandado de número 0008652-19.2020.8.08.0030.01.0001-04, expedido em 18 de abril de 2022, válido até 21/03/2026 emitido pela juíza de Direito da 4ª Vara Criminal do Fórum da Comarca de Linhares.
Durante a confecção da ocorrência o elemento disse para os militares, “O que eu queria mesmo era enviar os anjinhos, sabe? Os anjinhos de verdade, os que estavam lá na igreja para céu, porque o lugar deles e no céu, aquele lá, que eu quebrei é estátua de gesso, os de verdade os de carne tão aqui, mas o lugar deles e no céu”.
Lucas foi colocado no compartimento de segurança da viatura e levado para a sede da 16ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares.