Ícone do site Norte Notícia

Grupo de voluntárias “Amigas da Maternidade” faze campanha para receber doações

O grupo de voluntárias da maternidade SUS do Hospital Rio Doce “Amigas da Maternidade”, realiza entre os dias 17 e 28 de abril, ação para arrecadar doações de roupas, adulto e infantil, calçados, bolsas, bijuterias, entre outros, para serem posteriormente vendidas no Brechó Solidário das Amigas que acontece em dezembro próximo.

Com o slogan “Era meu, agora é nosso. Seja solidário, faça sua doação”, a finalidade do Brechó é levantar recursos para custeio da obra de reforma e ampliação da maternidade SUS do hospital Rio Doce, iniciadas em março. Evento acontece sempre das 13 às 20h, no Shopping Pátiomix.

A Presidente do grupo e Coordenadora do setor de Serviço Social do Hospital Rio Doce, Carolina Lavigne Castello Branco Moreira, fala da destinação das peças arrecadadas durante a ação, e da humanização da maternidade. “Desde o início sempre trabalhamos com foco na promoção humana, e a arrecadação dessas doações também tem esse objetivo. Tudo que recebermos aqui será colocado à venda no Brechó Solidário que faremos em dezembro, e o dinheiro do brechó será destinado a obra de reforma e ampliação da maternidade SUS. Nosso objetivo maior é preparar os ambientes da maternidade para receber a família como um todo, para que quando essas mulheres cheguem na maternidade sintam-se bem acolhidas em um local especialmente preparado para elas”, explica a presidente do Grupo.

Reforma e ampliação da maternidade já começou

A reforma da maternidade SUS do hospital Rio Doce começou ser realizada no início de março e contempla: pré- parto, enfermarias, Unidade de Tratamento intermediária, e as salas de parto. Ao todo a maternidade será ampliada em 153m², também será criada uma ala de auto- risco para as gestantes e uma nova sala de repouso para os médicos. O número de leitos vai passar de 17 para 30.

Vale ressaltar que o trabalho desempenhado pelo grupo de voluntárias contribuiu de maneira significativa para reabertura e ampliação, de seis para 10 leitos, da UTIN do Hospital Rio Doce.

“Amigas da Maternidade” do Hospital Rio Doce

ANÚNCIO

Com o objetivo de ajudar crianças carentes nascidas no hospital Rio Doce Dona Joana Belizário, na época membro da Pastoral da Saúde, percebeu a necessidade de muitas mães que chegavam sem roupas para os bebês, reuniu um grupo de senhoras da comunidade e criou o projeto ‘Amigas da Maternidade”. O grupo que iniciou tímido, com apenas 6 membros, recebeu o apoio da direção do hospital e hoje conta com mais de 70 colaboradoras. O projeto completa 20 anos de existência em maio.

Para angariar fundos e manter o projeto social, as “Amigas da Maternidade” realizam algumas atividades, como o Brechó solidário, Chá das Amigas, Feijoada das Amigas e ação entre amigos. Todo dinheiro arrecadado com os eventos é investido em melhorias da maternidade e na compra de tecidos, material de costura e fraldas.

Sair da versão mobile