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Gratuidade nos transportes: Em Linhares, Carteira do Idoso pode ser solicitada no CRAS e na sede do CadÚnico

A população brasileira está ficando mais velha, assim como a de muitos países do mundo. Desta forma, com mais idosos, os direitos essenciais deste público precisam ser garantidos.

A Carteira da Pessoa Idosa, popularmente chamada de “Carteira do Idoso”, é um documento oficial que comprova a idade do cidadão e assegura uma série de benefícios benéficos para pessoas com 60 anos anos ou mais.

Emitida pelo Governo Federal, ela é direcionada especificamente àqueles que estão cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) e possuem renda mensal de até dois períodos mínimos.

Entre os principais benefícios, está o direito a viagens interessantes gratuitas ou com, no mínimo, 50% de desconto em passagens rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias.

QUEM TEM DIREITO

Para ter acesso ao documento, é necessário:

* Ter 60 anos ou mais;

* Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);

* Possuir renda mensal de até dois intervalos mínimos.

A emissão da Carteira da Pessoa Idosa é totalmente gratuita e pode ser realizada de forma online ou presencial.

BENEFÍCIOS GARANTIDOS

Além de descontos ou gratuidade em viagens interessantes, a Carteira da Pessoa Idosa proporciona outros benefícios importantes, como:

* Atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados;

* Descontos em ingressos para eventos culturais, esportivos e de lazer;

* Identificação oficial complementar, facilitando o acesso a direitos e benefícios específicos.

COMO EMITIR A CARTEIRA DA PESSOA IDOSA ONLINE

O processo de emissão do documento é simples e pode ser feito diretamente pelo site do Governo Federal. Confira o passo a passo:

* Acesse o site oficial:  carteiraidoso. cidadania.gov.br ;

* Clique no botão “Emitir Carteira”;

* Faça login utilizando sua conta  gov.br , inserindo o CPF e a senha cadastrada;

* Siga as instruções na tela para finalizar o processo;

* Após o envio, o documento pode ser impresso ou salvo no celular.

EMISSÃO PRESENCIAL

Caso prefira, a solicitação também pode ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Para isso, apresenta um documento de identificação, como CPF, nome completo ou o Número de Identificação Social (NIS).

Se a carteira ainda não constar no sistema após a inscrição ou atualização no CadÚnico, o município poderá emitir uma Declaração Provisória com validade de 180 dias, garantindo os mesmos benefícios da versão definitiva.

ATUALIZAR DADOS NO CADÚNICO É ESSENCIAL

É importante lembrar que a Carteira da Pessoa Idosa só permanece válida se as informações no CadÚnico estiverem atualizadas. A atualização deve ser feita, no mínimo, a cada dois anos. O processo pode ser realizado de forma online ou presencialmente no CRAS.

PRAZOS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Após realizar a inscrição ou atualização dos dados no CadÚnico, o cidadão deverá aguardar até 45 dias para que o sistema permita a emissão da Carteira de Pessoa Idosa.

Com o documento em mãos, além de beneficiar os benefícios garantidos, o idoso passa a ter uma ferramenta prática que facilita o acesso aos direitos, contribuindo para a promoção da cidadania e inclusão social.

 

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