O funcionário de uma lavanderia industrial morreu depois de levar um choque elétrico enquanto tirava roupas de uma máquina de lavar na terça-feira (20/06), em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo.
Luis Gabriel Pereira Silva trabalhava há mais de dois anos na lavanderia que fica no bairro IBC e levou um choque muito forte.
Ele chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu.
O setor de Fiscalização da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Colatina informou que já está ciente do caso e que vai tomar todas as providências cabíveis.
A Polícia Civil disse que o caso está sendo investigado.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Confecções, alguns funcionários informaram que a lavanderia está passando por uma troca de fiação há três meses. O sindicato disse ainda que não conseguiu contato com representantes da empresa.
Luis foi enterrado na cidade de Pancas, onde mora a família.
Cuidados que podem prevenir acidentes
- Nunca mexa em aparelhos elétricos com as mãos molhadas.
- Fique atento ao utilizar aparelhos elétricos e se estão conectados em uma tomada dimensionada para sua potência, evitando sobrecarga da fiação.
- Não ligue aparelhos elétricos perto de duchas ou piscinas.
- Não faça “gambiarras” para ligar aparelhos de forma provisória. Isso pode sobreaquecer a fiação e provocar choque ou incêndio.
- Nunca deixe fios desencapados. Eles podem provocar choques, incêndios, além do desperdício de energia.
- O uso de benjamins e extensões devem ser evitados. Caso não seja possível ligar um aparelho por tomada, opte pelo filtro de linha com fusível, que protege os equipamentos em caso de sobrecarga.
- Nunca use o celular com o fio conectado na tomada.
- Não faça consertos em instalações elétricas se não tiver o entendimento necessário. Chame um profissional capacitado.
- Chuveiros merecem uma atenção especial. É fundamental manter a instalação elétrica sempre em bom estado.
Dentre os eletrodomésticos, a máquina de lavar é a que apresenta o menor índice de ocorrências. Porém, isso não inibe os riscos.
Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Wagner Pereira, as máquinas mais novas têm mecanismos que previnem os acidentes, como a interrupção de funcionamento ao abrir a tampa. “A tomada já vem com aterramento, vem com a instalação para fazer. Existe um isolamento entre os componentes elétricos e a parte metálica, muitas são de plástico, que ajudam a isolar. Os próprios botões também são isolados”, completa.
É importante certificar, a princípio, que a instalação esteja correta e que haja uma boa ligação entre o equipamento e a rede elétrica do imóvel. Em caso de aparelhos antigos, vale o apelo para uma maior atenção e cuidado com o eletrodoméstico. O manuseio correto também auxilia a evitar acidentes e prolonga o tempo de vida útil das máquinas de lavar, “O ideal é, em hipótese nenhuma, colocar mão dentro da máquina, principalmente com água, que é um condutor excelente de eletricidade”, finaliza Wagner Pereira.
Após todas essas dicas, se um incidente ocorrer é importante saber como se comportar. Em caso de choques elétricos, a medida mais cabível é desligar a rede elétrica por meio do disjuntor, o que em algumas situações pode ocorrer de maneira automática, caso a rede tenha mecanismos de prevenção contra sobrecargas elétricas.
Se for preciso buscar ajuda, os números mais indicados são:
- 193 – Corpo de Bombeiros
- 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)