Ícone do site Norte Notícia

Fiscalização com hora marcada? Portaria da Saúde de Linhares exige aviso prévio até para vistoria em UBS e HGL

Uma portaria publicada pelo secretário municipal de Saúde da Prefeitura de Linhares está gerando debates e questionamentos entre moradores e lideranças locais. A nova regra determina que qualquer acesso às dependências da Secretaria Municipal de Saúde, às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ao Hospital Geral de Linhares (HGL) deverá ser precedido de solicitação formal, autorização prévia e registro identificativo.

A medida foi oficializada por meio da Portaria SEMUS Gabinete nº 000003/2026, publicada no dia 13 de janeiro de 2026, e ocorre logo após a circulação de vídeos nas redes sociais mostrando supostas falhas estruturais e operacionais tanto nas UBS quanto no HGL.

A pauta foi sugerida por um internauta do Norte Notícia, que questiona: como fiscalizar avisando antes que haverá fiscalização?

Portaria não é do Ministério Público

É importante esclarecer um ponto: a portaria não foi determinada pelo Ministério Público.

No texto, o secretário cita uma recomendação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), no âmbito do GAMPES 2024.0005.4065-22. Contudo, a recomendação ministerial mencionada trata especificamente de:

Ou seja, trata-se de uma recomendação voltada à organização e segurança administrativa, e não de uma determinação expressa para restringir fiscalização institucional ou proibir registros de irregularidades por parte da população.

A regulamentação publicada é um ato administrativo da própria Secretaria Municipal de Saúde.

O que diz a portaria

A portaria estabelece que:

 

Proibição de imagens amplia debate

O artigo 3º proíbe expressamente a gravação de imagens, vídeos ou áudios dentro das dependências da Secretaria, UBS e HGL sem autorização formal do setor responsável, diretoria, gerência ou comunicação social.

A restrição inclui:

Diante disso, surge um debate inevitável: a medida pode dificultar denúncias e a transparência sobre eventuais problemas na rede pública de saúde?

Fiscalização com aviso prévio?

Embora o texto mencione organização e segurança dos serviços, a exigência de autorização prévia para entrada nas unidades também gera questionamentos sobre o impacto na fiscalização.

Se a entrada precisa ser formalmente solicitada e autorizada, críticos argumentam que isso pode comprometer o caráter surpresa de inspeções e vistorias.

A pergunta que fica é: é possível garantir fiscalização eficaz quando ela precisa ser previamente anunciada?

📢 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes

Canal aberto para denúncias

Mesmo com a publicação da portaria, o Norte Notícia informa que qualquer cidadão que queira denunciar irregularidades nas Unidades Básicas de Saúde ou no Hospital Geral de Linhares pode encaminhar:

📸 Fotos
🎥 Vídeos
📄 Relatos

diretamente para o WhatsApp: (27) 99527-2726

As informações enviadas terão a identidade do denunciante resguardada, caso solicitado.

A participação da população é fundamental para garantir transparência, fiscalização social e melhoria dos serviços públicos.

📲 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S

A reportagem demandou a Prefeitura de Linhares, em buscas das segues respostas:

Assim que a Prefeitura responder aos questionamentos a matéria será atualizada. 

A transparência e o acesso à informação seguem como pilares fundamentais da gestão pública — especialmente na saúde.

VEJA A PORTÁRIA

ECM_20230612_1345254525 (9)

NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:

* WhatsApp: (27) 9 9527-2726

* E-mail: nortenoticia01@gmail.com

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

Sair da versão mobile