Ícone do site Norte Notícia

Feriado de 15 de novembro – veja o que funciona e o que não funciona

Nesta quarta-feira (15/11), é feriado nacional, dia da Proclamação da República. Veja o que funciona e o que não funciona.

Comércio

No comércio lojista de Linhares, as lojas estarão fechadas, sendo facultativo o funcionamento, porém a informação obtida pelo NN é que a maioria das lojas estarão com suas portas fechadas, retornando suas atividades normais na quinta-feira (16/11). 

Supermercados

Os supermercados em  Linhares não irão abrir e também retornam sua atividades na quinta-feira, em horário normal

Agências bancárias

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) as agências bancárias não irão amanhã, no feriado da Proclamação da República, mas reabrem nesta quinta-feira, em seu horário habitual 

Repartições Públicas Municipais

Com o feriado nacional da Proclamação da República nesta quarta-feira (15), não haverá expediente nas repartições da Prefeitura de Linhares. As atividades serão retomadas na quinta-feira, dia 16.

A medida exclui os órgãos que trabalham em regime de escala e os serviços que não permitem paralisação, como o Hospital Geral de Linhares (HGL), a Unidade de Pronto-atendimento Infantil (UPA 24 horas), e os serviços de emergência via 153, da Guarda Civil Municipal, além da Central de Ambulâncias.

No feriado também não haverá aulas nas escolas da rede municipal de ensino e a coleta de lixo seguirá normalmente. Não haverá coleta de entulhos. Duas unidades de saúde, Planalto e Bebedouro, funcionarão na quarta de feriado, das 7 às 19 horas. Confira:

Aulas

Não haverá aulas na rede municipal e de ensino, nem nos centros de educação infantil e nem nas escolas de ensino fundamental.

Unidades de Saúde

Duas unidades de saúde estarão abertas no feriado: Planalto e Bebedouro, das 7 às 19 horas.

Coleta de Lixo

A coleta de lixo seguirá normal na quarta-feira, dia 15.

Entulhos

Não haverá coleta de entulhos na quarta-feira e o serviço retorna na quinta-feira, dia 16.

Guarda Municipal

As equipes mantêm trabalho de rotina aos finais de semana e em todos os feriados. O telefone de denúncias é o 153.

HGL

ANÚNCIO

O Hospital Geral de Linhares funciona normalmente.

Central de Ambulâncias

A Central de Ambulâncias também mantém os serviços em pleno funcionamento por meio do telefone 27 99878-0980.

Farmácia Básica

A Farmácia Básica Municipal retorna aos atendimentos na quinta-feira, dia 16, em horário normal das 7 às 17 horas.  

Saiba sobre o feriado de 15 de novembro

A Proclamação da República é celebrada no dia 15 de novembro e é um feriado nacional. Em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto 1º, ato que derrubou a monarquia e instaurou o republicanismo como forma de governo do Brasil.

Por que 15 de novembro é feriado nacional?

A Proclamação da República é feriado nacional desde 1949, segundo a Lei Federal 662, do presidente Eurico Gaspar Dutra. Em 2002, foi revogada pela Lei n.º 10.607/02, que passou a regular os feriados nacionais. Em 2023, a data cai em uma quarta-feira.

“Fica proclamada provisoriamente e decretada como a forma de governo da nação brasileira — a República Federativa”, diz o artigo primeiro do decreto assinado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa, Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva e outros no dia 15 de novembro de 1889. O documento também alterou o nome do país, que oficialmente passou a se chamar “Estados Unidos do Brasil”. Apenas em 1968, o Brasil ganhou seu nome atual: República Federativa do Brasil.

O movimento que derrubou a monarquia foi liderado por militares, que se encontravam insatisfeitos com a Coroa representada pelo imperador Dom Pedro II. As críticas se intensificaram após a Guerra do Paraguai, em 1864, que mobilizou muitos recursos das forças armadas brasileiras. Os militares passaram a demandavam maior participação no governo.

À frente da queda da monarquia estava o futuro presidente do Brasil, Marechal Deodoro, que juntou-se ao movimento apoiado por parte da classe política e ex-proprietários de escravos, insatisfeitos com o fim da escravidão, ocorrida um ano antes. Depois da tomada de poder, o país se tornou laico e foi instaurado o presidencialismo como sistema de governo.

Fonte – O Globo
Sair da versão mobile