Ícone do site Norte Notícia

Familiar diz que jovem de 20 anos morador do Interlagos não morreu de covid-19

1216472673

“Fiquei sabendo através de vocês e levei um grande susto”. Essa foi a expressão usada por um familiar do jovem de 20 anos, que morava no Bairro Interlagos, em Linhares, e que teve sua morte contabilizada nas estatísticas da covid-19 do município.

O familiar que pediu para não se identificar, por enquanto, entrou em contato com o Norte Noticia, através do número de telefone 27-99527-2726, afirmando categoricamente que a morte de seu familiar não foi provocada por covid-19. “A informação da morte dele (jovem), está cheia de contradições, primeiro recebemos uma ligação do presídio onde ele estava, há cerca de dois anos, informando sobre seu falecimento. De acordo com a informação do funcionário do presídio, ele passou mal, por volta das 08h30min, do último sábado (20/06), foi socorrido, mas a caminho do hospital acabou falecendo e que seu corpo estaria no Serviço de Verificação obituária (SVO), fomos até lá para liberar o corpo, mas quando chegamos a informação já era outra, disseram que ele havia passado mal e havia morrido no próprio presídio e seu corpo estaria no SVO e também informaram que o corpo só seria liberado com o laudo dizendo que a causa morte seria indeterminada. Não concordamos em colocar essa informação no laudo e fomos até uma delegacia para prestar queixa e só através de uma liminar que o corpo dele foi liberado, e isso já era terça-feira.” Afirmou o familiar.

O familiar salientou ainda que: “O médico legista do IML garantiu pra mim, que a morte dele não foi por coivd-19. O médico me disse: (Não sei qual a causa morte, mas garanto que não é coronavírus), tanto que foi feito o velório dele, por pouco tempo, devido à pandemia, mas com a presença de algumas poucas pessoas. Não somos irresponsáveis de deixar pessoas amigas e familiares em um ambiente com alguém que teria falecido por covid-19. O laudo ficará pronto em 30 dias e vou fazer questão de mandar uma cópia para vocês”.

Ela ainda acrescentou que, o que estão querendo fazer é inadmissível. “Só pelo fato dele ser presidiário e negro estão querendo fazer isso?”. Desabafou.

Nossa reportagem procurou a Prefeitura de Linhares que se manifestou a través de nota. Veja

NOTA

‘A secretaria municipal de Saúde de Linhares confirma o 27º. óbito de um paciente com Covid-19.

É um jovem de 20 anos, que estava institucionalizado em Vila Velha e evoluiu a óbito no último sábado (20).

O caso do paciente, que era morador do bairro Interlagos, foi confirmado pelo Sistema de Verificação de Óbito (SVO), e lançado no sistema do Painel Covid-19 do Governo do Estado do Espírito Santo na data de 24/06/2020.

A secretaria municipal de Saúde reforça que, qualquer informação que não tenha como fonte o Governo do Estado do Espírito Santo e a Secretaria Municipal de Saúde não deve ser considerada como verídica e oficial.’

Nós também procuramos esclarecimento a Secretaria de Justiça (SEJUS), a respeito do caso, que também se manifestou através de nota. Veja:

ANÚNCIO

NOTA

“A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informa que R. L. M. de 20 anos, deu entrada no sistema prisional em agosto de 2018.
Neste sábado (20/06), o interno passou mal e foi encaminhado à Unidade de Saúde do Sistema Prisional, onde recebeu atendimento médico mas seu quadro acabou evoluindo a óbito.  Foi realizado testagem de Covid-19 após seu falecimento, que resultou positivo. A Sejus irá abrir uma sindicância para apurar os fatos.
É necessário aguardar o laudo do Departamento Médico Legal (DML), da Polícia Civil, para identificar a causa da morte”.

 

 

Sair da versão mobile