O Espírito Santo fechou o mês de novembro de 2025 com uma marca histórica: foram registrados 71 homicídios dolosos, o menor número para o mês desde o início da série histórica, em 1996. O resultado representa três casos a menos do que em novembro de 2024, até então o melhor desempenho em 29 anos.
No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o Estado contabiliza 720 homicídios dolosos, uma queda de 9,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando havia 795 registros. Trata-se também do menor acumulado anual desde o início da série.
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Segundo o governador Renato Casagrande, os resultados refletem investimentos contínuos e integração no setor de segurança pública.
“Estamos conseguindo reduzir todos os tipos de crime, inclusive os mais desafiadores, como os feminicídios. Vamos seguir investindo forte, trabalhando duro, utilizando tecnologia e valorizando nossos profissionais para que consigamos estar entre os Estados mais seguros do País”, afirmou.
Todas as regiões capixabas apresentaram redução nos índices. O destaque é a Região Sul, que atingiu o melhor resultado desde 1996 ao registrar 54 homicídios em 2025, contra 79 no mesmo período do ano anterior — queda de 31,6%.
Também houve redução nos seguintes territórios:
-
Região Serrana: -28,6%
-
Região Noroeste: -15%
-
Região Norte: -7,4%
-
Região Metropolitana: -1,1%
De acordo com o vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, o avanço é resultado de planejamento e atuação integrada.
“Estamos realizando os maiores investimentos em Segurança Pública da história, com responsabilidade e intensidade”, destacou.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão: https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
O Governo do Estado também reforçou o uso de tecnologia no enfrentamento ao crime. Em 2025, o Programa Estado Presente ampliou o uso de totens de segurança, câmeras com reconhecimento facial, cerco inteligente fixo e móvel, além de fortalecer o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR).
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, o Espírito Santo se tornou referência nacional.
“O que o Estado tem feito no combate às organizações criminosas é exemplo de planejamento, gestão e ação integrada”, afirmou.
Feminicídios, homicídios de mulheres e latrocínios também recuam
O levantamento aponta ainda que os homicídios de mulheres caíram de 89 (2024) para 69 (2025), redução de 22,5%.
Os feminicídios diminuíram de 37 para 31 casos — recuo de 16,2%.
Já os latrocínios, apesar de não integrarem o total de homicídios dolosos, também apresentaram forte baixa: 21 casos em 2025, contra 34 em 2024, representando queda de 38,2%.
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
