Ícone do site Norte Notícia

ES registra primeira morte por Febre Oropouche; caso é o 4° confirmado no país

Após a confirmação da morte de uma mulher de 61 anos, residente de Fundão, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) alertou sobre o aumento de casos de infecção pelo vírus oropouche em vários municípios capixabas. Os locais com maior número de casos são Alfredo Chaves, Iconha, Laranja da Terra, Itaguaçu, Rio Bananal e Colatina.

ANÚNCIO

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destacou a necessidade de a população redobrar os cuidados, especialmente nas regiões mais afetadas. “Atualmente, 63% dos casos estão na zona rural, enquanto 35% ocorrem nas áreas urbanas”, explicou.

O maruim, mosquito transmissor da doença, é muito pequeno e quase invisível, sendo 20 vezes menor que o Aedes aegypti. Além disso, seu comportamento tem mudado nos últimos meses, com maior atividade durante o dia todo, ao contrário de períodos específicos como antes. 

O subsecretário também explicou que o ciclo da doença está sendo intensificado pelo movimento de pessoas entre áreas com alta incidência de infecção e outras regiões. Isso contribui para a disseminação do vírus. “Quem não precisar ir a esses locais deve evitar, principalmente até que possamos compreender melhor como a doença está se espalhando”, recomendou.

 MAIS CASOS NO VERÃO

 Orlei Cardoso alertou também que, no verão, mais casos da febre podem surgir. “Isso se dá devido à umidade e calor. Então, pedimos às grávidas que usem repelente apropriado, usem roupas de mangas compridas em áreas de mata e úmidas, limpem os terrenos para minimizar o mosquito maruim. Em caso de sintomas, como dor de cabeça e febre, procure logo um posto de saúde”, finalizou Cardoso.

Segundo boletim do Ministério da Saúde, até o dia 1º de dezembro foram confirmados 9.609 casos de oropouche em todo Brasil. No Estado, até terça-feira (10/12), são 2.840 casos confirmados no sistema e-SUS Vigilância em Saúde. Somente em Rio Bananal são 78 casos registrados.

O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

Sair da versão mobile